Biologia

Questões comentadas sobre anfíbios

01)(UEMG/2023)  Os Anfíbios modernos são animais tetrápodes, ectotérmicos, possuem pele com pouca queratina, suas glândulas mucosas são abundantes, tem a região central das vértebras ossificada, além de terem costelas pequenas e muitas vezes fundidas as vértebras. Como exemplo habitual deste grupo têm-se as cecílias, as salamandras, os sapos, as rãs e as pererecas. Com relação a este grupo, qual das alternativas descreve suas características monofiléticas?
A) Possuem uma área sensorial sensível a frequências de até 1000 Hz, denominada papilla basilaris, além de outra área sensorial para frequências acima de 1000 Hz, denominada papilla amphibiorum.
B) A pele é grossa, com poucas glândulas, à qual realiza trocas gasosas, eliminando O2, além de possuírem glândulas de veneno.
C) Os dentes são pedicelados, ou seja, o pedicelo é composto de dentina e a porção medial tem composição de tecido calcificado e conjuntivo.
D) Possuem um tipo especial de células na retina, chamados de bastonetes azuis, facilitadores da visão dos integrantes de tal grupo.

02) (PUC-Campinas/2023) Platelmintos, nemátodes, anelídeos e anfíbios têm em comum
A) a presença de celoma
B) os metanefrídeos
C) o revestimento de queratina
D) a respiração cutânea
E) o sistema circulatório fechado.

03)  (Enem/2015)  Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre.
Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.
Uma das características a que o texto se refere é a
A) a reprodução por viviparidade.
B) respiração pulmonar nos adultos.
C) regulação térmica por endotermia.
D) cobertura corporal delgada e altamente permeável.
E) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.

Publicidade

04)(Campo Real/2018)  Entre os cordados, os anfíbios devem ser o grupo mais afetado pelas mudanças climáticas que vêm ocorrendo. Por conta disso, são considerados por especialistas como excelentes indicadores da “saúde ambiental”. Uma característica que os torna mais susceptíveis às alterações ambientais, em relação aos outros cordados, é a:
A) musculatura mais desenvolvida nos membros inferiores.
B) fusão de cabeça e tronco na estrutura do corpo.
C) falta de controle da temperatura corporal.
D) necessidade de reprodução sexuada.
E) produção de ovos sem casca.

05)  (UFLA) Alguns animais apresentam, após o nascimento, forma corporal e estilo de vida diferentes dos que terá como adulto. O processo de passagem de uma fase para outra é chamado de metamorfose e aparece em alguns anfíbios, como sapos, rãs e pererecas. Marque a alternativa que apresenta tipos de alterações que ocorrem na metamorfose dos anfíbios.
A) Nadadeira → perna; pulmão → brânquia.
B) Brânquia → pulmão; coração bicavitário → coração tricavitário.
C) Coração tricavitário → coração bicavitário; nadadeira → perna.
D) Ovos sem casca → ovos com casca; brânquia → pulmão.
E) Ovos com casca → ovos sem casca; nadadeira → perna.

Publicidade

06) (UDESC/2014) Analise as proposições quanto às características dos anfíbios.
I. A reprodução é sexuada, com fecundação externa, e são de sexos distintos (macho e fêmea).
II. São homeotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura corpórea praticamente constante, independente das variações térmicas do ambiente.
III. Apresentam pele lisa e glândulas mucosas, que são responsáveis pela manutenção da umidade da pele.
IV. São amniotas, pois apresentam bolsa amniótica ou âmnio que protege o embrião.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

07) (FUVEST/2014)  As briófitas, no reino vegetal, e os anfíbios, entre os vertebrados, são considerados os primeiros grupos a conquistar o ambiente terrestre. Comparando-os, é correto afirmar que,
A) nos anfíbios e nas briófitas, o sistema vascular é pouco desenvolvido; isso faz com que, nos anfíbios, a temperatura não seja controlada internamente.
B) nos anfíbios, o produto imediato da meiose são os gametas; nas briófitas, a meiose origina um indivíduo haploide que posteriormente produz os gametas.
C) nos anfíbios e nas briófitas, a fecundação ocorre em meio seco; o desenvolvimento dos embriões se dá na água.
D) nos anfíbios, a fecundação origina um indivíduo diploide e, nas briófitas, um indivíduo haploide; nos dois casos, o indivíduo formado passa por metamorfoses até tornar-se adulto.
E) nos anfíbios e nas briófitas, a absorção de água se dá pela epiderme; o transporte de água é feito por difusão, célula por célula, às demais partes do corpo.

08) (FATEC/2014.2) O animal na figura assemelha-se a um anelídeo. No entanto, trata-se de um vertebrado da classe dos anfíbios, conhecido popularmente como cecília.
É possível verificar que se trata de um vertebrado e não de um anelídeo por meio do exame da estrutura interna desse animal. Isso porque, como todo vertebrado e, ao contrário dos anelídeos, esse animal apresenta

A) crânio.
B) cerdas.
C) vasos sanguíneos.
D) sistema digestório.
E) segmentação interna.

 

09) (Cefet-MG/2017) A figura a seguir representa a metamorfose de um anfíbio, grupo de animais que apresenta duas fases de vida.

Como cada fase ocorre em ambientes distintos, dentre outras características, as adaptações que favorecem a obtenção de oxigênio varia nesses ambientes. Dessa forma, o número de tipos de órgãos respiratórios que cada espécime apresenta ao longo de sua vida completa é
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

10)  (Unicamp/2018)  Os anfíbios constituem um dos grupos de animais com maior número de espécies ameaçadas de extinção. Entre outras razões, isso ocorre porque eles são suscetíveis à contaminação por substâncias nocivas e à infecção por fungos. Os anfíbios apresentam tal suscetibilidade porque têm
A) hábitos aquáticos, que os tornam suscetíveis a predadores.
B) pulmões bem desenvolvidos, que acumulam impurezas e fungos.
C) sangue frio, que diminui a atividade de enzimas hepáticas.
D) pele úmida e permeável, que possibilita a respiração cutânea.

11) (Unifor/2021 – Medicina) A rã-escavadora-de-listras verdes australiana (Cyclorana alboguttata) pode sofrer meses ou mesmo anos de imobilização e jejum com pouca atrofia muscular. Durante as poucas semanas em que a água está disponível, essas rãs devem reproduzir e alimentar-se antes de novamente tornarem-se dormentes. Para ter sucesso em atingir essas metas em um período de tempo limitado, elas
necessitam de músculos que sejam prontamente funcionais. As rãs apresentam taxas metabólicas tipicamente baixas, as quais diminuem para níveis extremamente baixos durante a estivação.
É possível que a reduzida taxa metabólica da rã seja um fator que contribua para poupar seus músculos quando os mesmos estão inativos.
Isso se justifica porque o metabolismo reduzido resultaria em
A) intensa degradação de glicogênio pelo tecido muscular, levando ao estoque de molécula energética (ATP) para proporcionar contração
muscular após estivação.
B) menor produção de antioxidantes, tal como a superóxido dismutase que liga e inativa espécies reativas de oxigênio, relacionadas ao desgaste muscular.
C) aumento na taxa de desidratação e na perda evaporativa de água, o que leva ao ressecamento da musculatura, impedindo a atrofia.
D) menor consumo de oxigênio, baixa atividade mitocondrial e consequente redução de radicais livres, o que contribui para preservar a estrutura do musculo esquelético.
E) uma medida protetora para os músculos dos animais dormentes, já que durante a estivação são produzidos diversos bloqueadores da placa motora.

Resolução das Questões sobre Anfíbios

01) Questão difícil, abordando aspectos normalmente não estudados no ensino médio.
A) Falsa.  A papilla basilaris percebe sons com frequência superior a 1000Hz, enquanto a papilla amphibiorum percebe frequências com até 1000 Hz.
B) Falsa. A pele é fina e lisa, rica em glândulas mucosas.
C) Verdadeira. Esse tipo de dente ocorre, também, em actinopterígios.
D) Falsa. Os anfíbios possuem bastonetes verdes e vermelhos.
Resp.: C

02)
A) Falsa. Platelmintos e nemátodos não apresentam celoma. Os platelmintos são acelomados e os nemátodos são pseudocelomados.
B) Falsa. Os metanefrídeos ocorrem, dentre os grupos citados, somente nos anelídeos.
C) Falsa. O revestimento de queratina ocorre em répteis, aves e mamíferos.
D) Verdadeira. Em todos os grupos citados ocorrem trocas de gases pela superfície corporal.
E) Falsa. Platelmintos e nemátodos não possuem sistema circulatório.
Resp.: D

03) A pele dos anfíbios é muito fina e permeável. Dessa forma, o animal se desidrata com facilidade e o ressecamento da pele também dificulta as trocas gasosas (respiração cutânea).
Resp.: D

04) Os ovos dos anfíbios não são protegidos com um casca calcária, como ocorre com os ovos dos répteis e das aves.
Os ovos gelatinosos dos anfíbios são muito sensíveis à radiação ultravioleta, o que compromete o desenvolvimento do embrião, além de provocar anomalias nos indivíduos.
Resp.: E

05) Na metamorfose dos anfíbios ocorre desenvolvimento dos pulmões, que substituem as brânquias nas espécies terrestres, e  o coração passa a ter 3 cavidades, sendo 2 átrios e 1 ventrículo.
Resp.: B

06) As afirmativas II e IV estão erradas.
Os anfíbios não são animais homeotérmicos, isto é, não possuem temperatura corporal constante, controlada por mecanismos internos.
Também não possuem âmnio; são, portanto, anamniotas.
Resp.: A

07) As briófitas são vegetais destituídos de vasos condutores de seiva e dependentes da água para a reprodução. A fase dominante do ciclo de vida das briófitas é o gametófito onde, por mitoses, formam-se gametas haploides. Com a fecundação surge o zigoto, que dará origem ao indivíduo diploide (esporófito). A meiose ocorre no interior da cápsula, originando os esporos que, ao germinarem, darão origem a indivíduos haploides (gametófitos), fechando o ciclo reprodutivo.
Resp.: B

08) A presença de um crânio (subfilo Craniata) distingue as cecílias dos anelídeos (invertebrados).
Resp.: A

09) Na fase larval ocorre a respiração por meio de brânquias. Na fase adulto ocorre a respiração por meio de pulmões e pela pele.
Resp.: C

10) A elevada susceptibilidade a infecções por fungos e à contaminação por substâncias nocivas deve-se ao fato da pele dos anfíbios ser úmida e permeável.
Resp.: D

11) O menor metabolismo implica em menor consumo de ATP; consequentemente, há uma menor demanda de oxigênio e uma menor produção de radicais livres, moléculas que (em excesso) podem ser tóxicas ao organismo.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “Questões comentadas sobre anfíbios

  • Boa tarde.Mais uma vez,muito obrigado e parabens pelos testes sobre ANFIBIOS.Muito bem elaborados.E muito bom contar com o VestibulandoWeb.Talvez a melhor Plataforma de ensino médio e para ENEM da atualidade.Att

    Resposta
    • Agradecemos o feedback. A ideia é oferecer material de qualidade de forma gratuita. Ajude-nos na divulgação do site 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *