Biologia

Questões comentadas sobre vírus

01) (Unicamp/2021 – Área de Biológicas) A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão.

(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406.
Acessado em 25/07/2020.)

Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto.

Publicidade

A) As poucas proteínas que compõem o nucleocapsídeo são diluídas em contato com sabão e água, na qual existe pouca tensão superficial, e, portanto, a partícula viral não é capaz de infectar a célula humana.
B) O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que, em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente), têm sua estrutura rompida, inativando assim a partícula viral.
C) A fita de RNA é formada por nucleotídeos que contêm ribose, açúcar e fosfato, e, em contato com sabão e água, têm sua capacidade de integração ao DNA da célula humana bloqueada.
D) As organelas, constituídas por lipídios, carboidratos e proteínas, em contato com sabão e água, são clivadas e perdem a capacidade de produzir moléculas essenciais ao metabolismo viral.

02)   (UNESA/2015.2) Os vírus são seres parasitas intracelulares obrigatórios, que precisam infectar células e utilizar a maquinaria desta para se multiplicar. Sobre os vírus pode-se dizer que:
A) Possuem características fundamentais dos seres vivos, como estrutura celular, capacidade de reprodução e de sofrer mutações.
B) São seres vivos maiores que as bactérias e por isso não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
C) São formados por uma carapaça proteica, que envolve o retículo endoplasmático e possui ribossomos aderidos à sua superfície.
D) São todos parasitas animais, com alta especificidade à espécie animal que infecta.
E) Podem desempenhar uma função semelhante à dos antibióticos, promovendo a morte e impedindo a reprodução de bactérias.

Publicidade

03) (UEA/2020)  A figura ilustra o processo de adsorção de um vírus.

A análise da figura permite afirmar que, durante a adsorção do vírus na célula hospedeira,
A) o envelope viral se funde à membrana da célula hospedeira.
B) o genoma viral é inserido diretamente no núcleo celular.
C) o capsídeo é responsável pela fusão com a membrana celular.
D) a parede celular viral continua intacta após a fusão.
E) a membrana da célula viral é internalizada pela célula hospedeira.

04) (Campo Real/2018)  05) O Ministério da Saúde anunciou, no mês de setembro de 2017, o fim do surto de febre amarela no País. Segundo a pasta, desde junho não havia registro de novos casos. Ao todo, foram 777 casos e 261 mortes entre dezembro de 2016 e agosto de 2017.
(Fonte: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/ministerio-da-saude-anuncia-fim-do-surto-de-febre-amarela.ghtml>. Acessado em 16/09/2017.)

A respeito de medidas de prevenção de doenças, considere os seguintes itens:
1) Ampliação da cobertura vacinal.
2) Controle da proliferação de insetos.
3) Higienização dos alimentos.

No caso da febre amarela:
A) somente a medida 1 é válida.
B) somente a medida 2 é válida.
C) somente a medida 3 é válida.
D) somente as medidas 1 e 2 são válidas.
E) as medidas 1, 2 e 3 são válidas.

05) (UECE/2016.2)  Atente ao seguinte excerto:

“[…] Sabe-se que as malformações congênitas, dentre elas a microcefalia, têm etiologia complexa e multifatorial, podendo ocorrer em decorrência de processos infecciosos durante a gestação. As evidências disponíveis até o momento indicam fortemente que o vírus Zika está relacionado à ocorrência de microcefalias. No entanto, não há como afirmar que a presença do vírus Zika durante a gestação leva, inevitavelmente, ao desenvolvimento de microcefalia no feto. A exemplo de outras infecções congênitas, o desenvolvimento dessas anomalias depende de diferentes fatores que podem estar relacionados à carga viral, fatores do hospedeiro, momento da infecção ou presença de outros fatores e condições desconhecidos até o momento. Por isso, é fundamental continuar os estudos para descrever melhor a história natural dessa doença”.

(Ministério da Saúde – Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika, 2015).

Sobre a replicação viral, é INCORRETO afirmar que
A) o genoma viral é de DNA ou de RNA.
B) na célula hospedeira o genoma viral direciona a síntese dos componentes necessários para a produção de novos virions, que são veículos para transmissão do genoma viral para a próxima célula hospedeira ou organismo.
C) todos os genomas virais são parasitas moleculares obrigatórios que somente se tornam funcionais após se replicarem em uma célula.
D) todos os vírus devem transcrever o tRNA que será traduzido pelos ribossomos do hospedeiro: então, os vírus são parasitas da maquinaria de síntese proteica da célula.

06) (FACISB/2014 – Medicina)  A dengue, a AIDS e a gripe causada pelo H1N1 são viroses atualmente monitoradas pelos órgãos de saúde pública. Uma semelhança entre esses vírus está no fato de apresentarem RNA como material genético.

Entretanto, o HIV, causador da AIDS, é considerado um retrovírus, pois
A) utiliza seu RNA diretamente como mensageiro, ribossômico e transportador durante a infecção.
B) converte seu RNA em DNA antes da contaminação.
C) contém uma enzima, a transcriptase reversa, para síntese de DNA a partir do RNA.
D) modifica o genoma humano, convertendo o DNA em RNA.
E) não depende dos processos celulares de transcrição do RNA e tradução de proteínas.

07) (Fagoc/2019-2)  Alguns vírus necessitam de um hospedeiro, pois não conseguem sobreviver fora de um organismo. Outros são transmitidos por meio de vetores animais, principalmente insetos. Porém, alguns mantêm sua capacidade infectante, mesmo depois de permanecer fora de um hospedeiro, e o seu habitat é um ambiente não vivo, como o solo e a água de esgoto. Dos vírus transmitidos por esses meios, podemos citar os que causam:
A) HIV.
B) Gripe.
C) Poliomielite.
D) Febre amarela.

08) (USF/2015) Vírus ebola é transmitido por contato com mucosas ou feridas na pele (Primeira vítima europeia morreu nesta terça-feira (12), em Madri. Desde março, mais de mil morreram na África; OMS decretou emergência).

O vírus ebola fez sua primeira vítima europeia nesta terça-feira (12). O missionário espanhol Miguel Pajares, de 75 anos, contraiu a doença na Libéria e foi transferido para um hospital da Espanha no dia 7. Desde março, a doença já matou mais de mil pessoas na África. E a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou emergência internacional por causa da epidemia. As autoridades de saúde estão preocupadas porque esta é a primeira vez que o ebola chega a cidades populosas.

Segundo os infectologistas Caio Rosenthal e Esper Kallás, o vírus é transmitido por mucosas (boca, nariz e olhos) ou feridas na pele em contato direto com sangue, tecidos, fluidos corporais ou secreções (fezes, urina, saliva, sêmen) de pessoas infectadas. A transmissão também pode ocorrer pelo contato com animais (mamíferos como chimpanzés, porcos-espinhos, morcegos ou antílopes) ou objetos contaminados, como roupas, roupas de cama ou agulhas usadas por pacientes. O contágio pelo vírus, portanto, não ocorre pela água, por alimentos ou pelo ar.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/virus-ebola-e-transmitido-por-mucosas-ou-feridas-na-pele.html> Acesso em: 05/09/2014, às 15h34min (fins pedagógicos).

O comportamento frente a uma virose é diferente do comportamento diante de uma bacteriose ou uma protozoose, considerando que os microrganismos causadores dos citados males apresentam natureza biológica diferente. Sobre os vírus, assinale a alternativa correta.
A) São muito letais, pois com um pouco de carbono, hidrogênio e nitrogênio eles podem sintetizar moléculas orgânicas básicas.
B) Eles são parasitos intracelulares obrigatórios.
C) São geneticamente versáteis por possuírem DNA e os três tipos de RNA.
D) São facilmente controlados com medicamentos por apresentarem baixa taxa de mutação.
E) A atual geração de antibióticos é bastante eficaz para a maioria das viroses.

09) (Unisc/2021) Os coronavírus são uma família de vírus comuns capazes de infectar as vias respiratórias de uma série de mamíferos, como gatos, morcegos, bovinos, entre outros.
Sabe-se que alguns desses coronavírus também podem infectar humanos. Recentemente, tivemos a evolução de um desses coronavírus para o novo coronavírus, conhecido como Sars-CoV-2 e causador da pandemia Covid-19.
Em relação ao Sars-CoV-2, qual das afirmativas está correta?
A) É um vírus do tipo retrovírus.
B) É um vírus de RNA fita simples.
C) É um vírus de DNA fita dupla que realiza ciclo lisogênico na célula invadida.
D) É um vírus de DNA fita dupla que realiza o ciclo lítico.
E) É um vírus de DNA fita simples.

Resolução das Questões sobre Vírus

01) O envelope viral contém fosfolipídios, que são moléculas que apresentam afinidade por substâncias polares e por substâncias apolares (diz-se que os fosfolipídios são moléculas anfipáticas = anfifílicas). Ao usar água e sabão, os fosfolipídios do envelope viral ligam-se à água (caráter polar) e ao sabão (que possui uma longa extremidade apolar), o que causa a desestruturação do envelope viral.
Resp.: B

02) Os bacteriófagos são vírus que infectam bactérias, reproduzindo-se no interior delas. Para seu processo de reprodução acabam utilizando de todo o maquinário bacteriano (ribossomos; aminoácidos…), culminando com a morte da célula bacteriana, efeito similar ao dos antibióticos.
Resp.: E

03) Analisando a figura, conclui-se que o envelope viral funde-se à membrana plasmática da célula hospedeira, e o genoma viral é liberado no citoplasma da célula.
Resp.: A

04) A febre amarela é uma virose transmitida ao homem pela picada de mosquitos (Aedes aegypti, Haemagogus e Sabethes), com vacina eficaz.
Dessa forma, campanhas de vacinação e controle dos vetores são boas medidas profiláticas para essa virose.
Resp.: D

05) Durante o processo de reprodução viral, o material genético do vírus (DNA ou RNA) serve de molde à síntese de RNA’s mensageiros (processo conhecido como transcrição). Estes RNA’s serão traduzidos nos ribossomos da célula hospedeira, para a produção de proteínas do capsídeo viral.
Resp.: D

06) Os retrovírus são vírus que apresentam a enzima transcriptase reversa, responsável pela catalisação da produção de DNA a partir do RNA (uma transcrição reversa), processo inverso ao que ocorre nos seres vivos de todos os reinos.
Resp.: C

07) Dentre as doenças citadas, a poliomielite (paralisia infantil) tem contaminação pela ingestão de água contaminada, visto que o vírus é eliminado junto com as fezes da pessoa doente (é um enterovírus).
Resp.: C

08) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que só manifestam atividade metabólica dentro de uma célula viva.
Resp.: B

09) O Sars-CoV-2 é um vírus envelopado com material genético constituído por RNA (mas não é um retrovírus). No caso do Sars-CoV-2, o material genético viral tem capacidade de atuar como RNA mensageiro, o que o classifica como vírus de RNA (+).
Resp.: B

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *