Biologia

Questões sobre Sistema Respiratório

01) (UERJ/2024) Quadros de pneumonia podem ocorrer quando, além do ar, algum corpo estranho entra nas vias respiratórias.
Uma explicação para a possibilidade de entrada desses corpos estranhos é a comunicação entre o sistema respiratório e o seguinte sistema:
A) nervoso
B) excretor
C) digestório
D) circulatório

02) (UECE/2021) Em relação ao sistema respiratório humano, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) O sistema respiratório humano é composto por cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia e pulmão (brônquios, bronquíolos e alvéolos).
( ) Frequência respiratória é o número de movimentos respiratórios que a pessoa executa por minuto.
( ) Ventilação pulmonar é o processo pelo qual o ar chega aos alvéolos e ocorre pela ação de músculos respiratórios com a intenção de aumentar ou de reduzir o volume da cavidade torácica.
( ) Hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) V, V, V, V.
B) V, F, V, F.
C) F, V, F, V.
D) F, F, F, F.

03) (CULTURA INGLESA/2014.2) Além de fornecer energia para o corpo, a transformação dos nutrientes ingeridos durante as refeições produz dióxido de carbono, CO2.

Publicidade

No corpo humano, a eliminação dessa substância é feita pelos sistemas

A) digestório e urinário
B) digestório e reprodutor
C) respiratório e endócrino
D) endócrino e cardiovascular
E) cardiovascular e respiratório.

Publicidade

04) (Unifeso/2018) As figuras I e II a seguir representam os alvéolos, respectivamente, de uma pessoa não fumante e de outra pessoa que fuma habitualmente.

Comparando-se as duas figuras, nota-se que, na figura II, alguns alvéolos se fundiram e suas paredes ficaram mais espessas. Como resultado dessa modificação, a eficiência das trocas gasosas através das paredes dos alvéolos será maior

A) em I do que em II, porque em II, a superfície de absorção é menor.
B) em I do que em II, porque em I, a superfície de absorção é menor.
C) em II do que em I, porque em I, a superfície de absorção é menor.
D) em II do que em I, porque em I, os gases precisam atravessar uma distância maior.
E) em II do que em I, porque em II, o alvéolo tem maior volume.

05) (CESMAC/2016) O ar que respiramos é constantemente renovado por meio da ventilação pulmonar. Considerando um corredor que compete na prova de atletismo dos 1500 m, é correto afirmar:

A) durante a corrida, a inspiração relaxa a musculatura do diafragma.
B) no repouso, a contração do diafragma induz a expiração.
C) no repouso e na corrida, a contração do diafragma e músculos intercostais induz a inspiração.
D) na corrida, a contração dos músculos intercostais e relaxamento do diafragma induz a expiração.
E) no repouso, o relaxamento dos músculos intercostais e contração do diafragma induz a inspiração.

06) (CPS/2018) Uma importante adaptação ao frio é a capacidade de hibernação de alguns mamíferos, como certos morcegos e marmotas, em épocas de muito frio. A hibernação é semelhante a um sono profundo, com a manutenção da taxa metabólica em níveis muito baixos. Com esse artifício, esses animais conseguem suportar as condições adversas do inverno, principalmente a escassez de comida, uma vez que o metabolismo reduzido diminui o consumo de energia e eles podem viver à custa da gordura armazenada no corpo. É correto afirmar que durante a hibernação, a taxa metabólica atinge níveis muito baixos porque

A) a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam reduzidas, sendo que a temperatura do corpo desses animais se mantém semelhante à do período sem hibernação.
B) a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam aceleradas, sendo que a temperatura do corpo desses animais se mantém semelhante à do período sem hibernação.
C) a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam reduzidas, sendo que a temperatura do corpo desses animais diminui muito, abaixo da temperatura do período sem hibernação.
D) a frequência cardíaca fica acelerada, a frequência respiratória fica reduzida e a temperatura do corpo desses animais diminui muito, abaixo da temperatura do período sem hibernação.
E) a frequência cardíaca fica reduzida, a frequência respiratória fica acelerada e a temperatura do corpo desses animais aumenta muito, acima da temperatura do período sem hibernação.

07) (Unicamp/2012) A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg.

Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:

A) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.
B) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração.
C) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão.
D) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.

08) (IFPE/2018) O ronco é um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas. A sequência CORRETA da passagem do ar pelo sistema respiratório a partir das cavidades nasais é

A) faringe, laringe, bronquíolos, brônquios, alvéolos, traqueia.
B) faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.
C) laringe, faringe, bronquíolos, brônquios, traqueia, alvéolos.
D) alvéolos, faringe, laringe, traqueia, bronquíolos, brônquios.
E) laringe, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.

09) (UEL/2013) No citoplasma das hemácias, há um pigmento denominado hemoglobina (Hb), que contém ferro (Fe). Ela reage facilmente com O2, formando um composto denominado oxiemoglobina, conforme a reação I. Essa reação é reversível, resultando a reação II, como mostra o exemplo a seguir.

Embora o CO2 seja transportado, em sua maior parte, pelo plasma sanguíneo, ele também o é pelas hemácias. A reação com a hemoglobina resulta num composto denominado carboemoglobina, conforme a reação III. Essa reação também é reversível, resultando a reação IV, como mostra o exemplo a seguir.

As reações I, II, III e IV ocorrem no organismo humano durante o processo de transporte de gases respiratórios pelo sangue.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os locais do organismo em que ocorrem as reações mencionadas.

A) Pulmões; tecidos; pulmões; tecidos.
B) Pulmões; tecidos; tecidos; pulmões.
C) Pulmões; pulmões; tecidos; tecidos.
D) Tecidos; pulmões; pulmões; tecidos.
E) Tecidos; tecidos; pulmões; pulmões.

10) (IFSC/2014)Sobre sistema respiratório, assinale a alternativa CORRETA.
A) As trocas gasosas se dão entre o ar alveolar e o sangue contido nos capilares. O sangue proveniente dos tecidos é rico em oxigênio e pobre em gás carbônico. O ar alveolar é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio.
B) Cada brônquio ramifica-se inúmeras vezes e origina traqueias progressivamente menos calibrosas, até se formarem os bronquíolos terminais. Estes, por sua vez, terminam em bolsinhas, de parede extremamente delgada, os alvéolos pulmonares.
C) As fossas nasais (ou cavidades nasais) e a boca são os locais de entrada do ar que se dirige ao nosso sistema respiratório. O ar que entra pelas fossas nasais é filtrado, umedecido e aquecido, antes de ir para a traqueia. Os cílios que revestem o epitélio das fossas nasais retêm partículas de sujeira e micro-organismos que existem no ar.
D) A entrada de ar nos pulmões, a expiração, se dá pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, o que aumenta o volume da caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões.
E) A faringe tem importante função ao impedir a entrada de alimento nas vias aéreas inferiores e garantir a fonação. No homem, é formada por nove peças de cartilagem.

11) (UCPel/2017) O processo de respiração é basicamente dividido em três processos:

I. Ventilação ou respiração – que é o movimento de ar entre a atmosfera e os pulmões.
II. Respiração externa – que é a troca de gases entre os pulmões e o sangue.
III. Respiração interna – que é a troca de gases entre o sangue e as células dos tecidos.

Em relação aos processos acima, podemos afirmar que:

A) No processo II o diafragma e músculo intercostal externo se contraem provocando diminuição da pressão e vácuo nos pulmões.
B) No processo I ocorre as etapas de expiração, para levar o ar até os pulmões e inspiração para remover o ar dos pulmões.
C) No processo II ocorre a hematose, ou seja, processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
D) No processo III as células sanguíneas transportam altos níveis de dióxido de carbono para as células dos tecidos, as células dos tecidos são pobres em oxigênio, mas ricas em dióxido de carbono.
E) No processo III a pressão do gás é que determina a taxa com que ele se difunde de uma área para outra. As moléculas se movem de uma área de baixa concentração para uma área de alta concentração.

12) (PUC-RJ/2017) O gráfico abaixo mostra a influência do pH na combinação do oxigênio com a hemoglobina. Em condições normais, o pH do sangue humano é 7,4, mas pode baixar durante exercício intenso, em função da liberação de ácido lático e de gás carbônico

Com base nessas observações, assinale a afirmativa correta.

A) Durante exercício intenso, é maior a saturação da hemoglobina.
B) A saturação de oxigênio na hemoglobina é maior em pH mais ácido.
C) Em pH mais ácido, a hemoglobina libera mais oxigênio para as células musculares.
D) Em pH mais básico, a hemoglobina libera mais oxigênio para as células musculares.
E) A saturação da hemoglobina varia de acordo com o pH, mas independe da pressão de oxigênio no sangue.

13) (Fuvest/2018) Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.

I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.
II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.
III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.

Está correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

14) (FATEC/2016)  Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2015, indicam que o número de fumantes no Brasil caiu 31% nos últimos nove anos. No entanto, o país ainda apresenta cerca de 20 milhões de habitantes sujeitos a um maior risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares devido ao tabagismo.
Entre as principais doenças pulmonares relacionadas ao cigarro está o enfisema, que é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, na qual as paredes internas dos alvéolos pulmonares são destruídas. O indivíduo que sofre de enfisema apresenta respiração ofegante, com chiado e falta de ar, que se agravam à medida que a doença avança.

Os sintomas do enfisema estão diretamente relacionados à função das estruturas pulmonares que são afetadas por essa doença. A função principal dessas estruturas é

A) produzir muco para revestir as vias aéreas e garantir a umidificação e purificação do ar inalado.
B) facilitar a passagem do ar até os bronquíolos, onde ocorre o processo de hematose.
C) permitir que ocorram as trocas gasosas entre o sangue e o ar que foi inalado.
D) promover o movimento de inspiração e expiração do ar.
E) sustentar a estrutura interna dos pulmões.

15) (Famerp/2019) Analise a seguinte reação química que ocorre no sangue humano.

CO2 + H2O → H2CO3 → H+ + HCO3

Essa reação química corresponde à principal forma de transporte
A) do gás carbônico.
B) do elemento oxigênio.
C) do ácido lático.
D) da carboemoglobina.
E) da carboxiemoglobina.

16) (IDOR/2023-2) A hiperventilação ou respiração acelerada caracteriza-se pelo aumento da ventilação pulmonar, levando à liberação excessiva de gás carbônico. Essa condição pode estar relacionada a transtornos de ansiedade, mas também pode ser causada por exercícios físicos, febres e doenças respiratórias.
Uma consequência direta da hiperventilação é a ocorrência do seguinte processo:
A) alcalose respiratória.
B) acidose metabólica.
C) hipóxia cerebral.
D) anoxia tissular

Resolução das Questões sobre Respiração Celular

01) Os sistemas respiratório e circulatório comunicam-se através da faringe; dessa forma, quando ocorre alguma inspiração pela boca, corpos estranhos podem atingir o sistema respiratório e desencadear quadros de pneumonia.
Resp.: C

02) Todos os itens estão corretos.
O primeiro item, contudo, traz “boca” como integrante do sistema respiratório, o que não aparece em todos os materiais. Os demais itens estão muito coerentes com os conceitos apresentados no ensino médio.
Resp.: A

03) O gás carbônico produzido pelas células é transportado, predominantemente (cerca de 70%), na forma de bicarbonato, no plasma sanguíneo até chegar aos alvéolos pulmonares. Através da expiração ele é eliminado para o meio exterior.
Resp.: E

04) Com a fusão dos alvéolos observa-se uma redução da área em que as trocas gasosas ocorrem. Portanto, a eficiência das trocas gasosas diminui em 2.
Resp.: A

05) Durante a inspiração, seja no repouso ou em situação de corrida, a contração do diafragma e dos músculos intercostais promove um aumento da caixa torácica e consequente redução da pressão interna, favorecendo a entrada de ar aos pulmões.
Resp.: C

06) Durante a hibernação, a temperatura corporal é sensivelmente reduzida, além de ocorrer uma redução da frequência cardíaca e respiratória.
Resp.: C

07) A amostra I foi colhida de sangue arterial, devido à elevada pressão parcial do O2 (pO2 = 104 mmHg). Já a amostra II foi colhida de sangue venoso (baixa pressão parcial de O2). Diante disso, o sangue da amostra I pode ter sido colhido das veias pulmonares, que levam sangue oxigenado dos pulmões ao átrio esquerdo.
Resp.: D

08) Saindo das cavidades nasais, pelas coanas, o ar atinge a faringe, seguindo para a laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Resp.: B

09) I mostra a união do oxigênio à hemoglobina, formando a oxiemoglobina (ocorre nos pulmões).

II mostra o desligamento do oxigênio da hemoglobina, o que ocorre nos tecidos.
III mostra a ligação do gás carbônico à hemoglobina, o que ocorre nos tecidos.
IV ocorre o desligamento do gás carbônico da hemoglobina, que ocorre nos pulmões.
Resp.: B

10)
A. Falsa. O ar presente nos alvéolos pulmonares é rico em gás oxigênio (O2), enquanto o ar presente nos capilares alveolares é rico em dióxido de carbono (CO2).
B) Falsa. Os bronquíolos são provenientes da ramificação dos brônquios; estes partem da traqueia.
C) Verdadeira.
D) Falsa. A entrada de ar aos pulmões é a inspiração.
E) A epiglote impede a entrada de alimento na laringe e, consequentemente, nas vias respiratórias inferiores.
Resp.: C

11) O processo I corresponde à inspiração, que depende da contração dos músculo diafragma e dos intercostais para que ocorra uma redução na pressão torácica, possibilitando a entrada de ar aos pulmões.
O processo II corresponde à hematose, que a troca de gases entre os capilares que se localizam em torno dos alvéolos pulmonares e os alvéolos pulmonares. O sangue venoso para a ser arterial.
No processo III ocorrem trocas de gases entre sangue e células dos tecidos devido à diferença de pressão parcial dos gases (O2 e CO2).
Resp.: C

12) Analisando o gráfico, verifica-se que quando o pH é menor (portanto, em meio mais ácido), a porcentagem de saturação de oxigênio da hemoglobina é menor. Isso significa que o gás oxigênio difunde-se para as células com mais facilidade.
Resp.: C

13)
I. Verdadeira. Com a contração desses músculos, o volume da caixa torácica aumenta e a pressão interna diminui, o que favorece a inspiração.
II. Verdadeira. Um aumento na concentração de CO2 é percebida por quimiorreceptores presentes no bulbo que, então, estimula o aumento da frequência respiratória.
III. Verdadeira. É possível, por exemplo, interromper a respiração voluntariamente; porém, na maior parte do tempo a pessoa respira sem tomar consciência da ação.
Resp.: E

14) As trocas gasosas (hematose) ocorrem entre os alvéolos pulmonares e os capilares sanguíneos que os circundam.
Resp.: C

15) O gás carbônico é transportado, principalmente, na forma de íons bicarbonato (HCO3 ), no plasma sanguíneo.
Resp.: A

16) O CO2 é um óxido com propriedades ácidas; dessa forma, a eliminação excessiva desse gás contribui para a redução da acidez, ocasionando a alcalose respiratória.
Resp.: A

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *