Biologia

Resumo sobre Bioacumulação

Bioacumulação
Nome que se dá ao acúmulo de substâncias nos tecidos dos organismos. Os casos mais comuns de bioacumulação são decorrentes da ingestão da substância, presente nos alimentos.  Uma característica marcante desse processo, é o aumento da concentração à medida que afastamos da base de uma cadeia alimentar.

Vamos considerar a cadeia alimentar abaixo, que mostra a concentração de DDT (inseticida proibido no Brasil) nos diferentes níveis tróficos. A concentração está expresso em ppm (parte por milhão).

Na cadeia representada, observamos claramente a bioacumulação. A ave, último nível trófico da cadeia supracitada, é a que aparece com maior concentração desse inseticida em seus tecidos.

Publicidade

Com a espécie humana, o fenômeno já foi verificado em várias populações ribeirinhas, no Pará e Amazonas e,mais recentemente, em Roraima,  envolvendo o mercúrio, usado no garimpo do ouro.

O homem é o último integrante de uma cadeia alimentar da qual os peixes encontram-se presentes. O grande problema, nesse caso, é que o mercúrio causa graves problemas ao ser humano, podendo ocasionar graves lesões ao sistema nervoso, além de dentes moles, sangramento nas gengivas, fraqueza muscular, dificuldade de concentração, dentre outros.

Publicidade

Questão sobre Bioacumulação

(FGV/2021) Uma cadeia alimentar marinha é constituída por cinco níveis tróficos e a espécie do topo dessa cadeia é consumida por humanos. Um poluente inorgânico, que é absorvido por tecidos de muitos seres marinhos, foi descartado inadequadamente no oceano. Esse poluente apresentará maior risco à saúde dos humanos se o seu ingresso nessa cadeia alimentar marinha ocorrer através dos
A) produtores.
B) consumidores primários.
C) consumidores secundários.
D) consumidores terciários.
E) consumidores quaternários.

RESOLUÇÃO:
Se a cadeia possui 5 níveis tróficos e o homem ocupa o topo, conclui-se que o homem é o consumidor quaternário.
Veja um exemplo de uma cadeia alimentar aquática (dulcícola):
Fitoplâncton → Zooplâncton        →    Lambari        →          Tucunaré             →     Homem
(Produtor)        (Cons. Primário)      (Cons. secundário)     (Cons. terciário)        (Cons. quaternário)

Uma característica destes poluentes é a capacidade de acumularem-se ao longo das cadeias alimentares; dessa forma, quanto mais níveis tróficos existirem, maior será a concentração do poluente. Portanto, o poluente deve entrar pelos produtores, atingindo a concentração máxima no ser humano.
(Cuidado: a questão pede por onde a entrada do poluente na cadeia alimentar apresentará maior risco à saúde humana).
Resp.: A

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *