EnccejaNoticias

Confira o gabarito oficial das provas do Encceja 2020

Você fez o Encceja 2020? Então, veja o gabarito oficial das provas e fique sabendo como você se saiu antes mesmo do resultado oficial ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Prova do Encceja é voltada para as pessoas que querem o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

As provas do Encceja 2020 foram aplicadas no dia 29 de agosto de 2021 em um total de 622 municípios brasileiros.

Publicidade

Aproximadamente 1,6 milhão de pessoas fizeram a sua inscrição no Encceja 2020, contando com quem se inscreveu para a certificação do ensino fundamental e também com aquelas que se inscreveram pela certificação do ensino médio.

Como ver o gabarito do Encceja 2020?

Acessar o gabarito oficial das provas do Encceja 2020 é muito simples. Para isso, o candidato precisa apenas entrar no Portal do INEP.

Publicidade

O candidato pode encontrar todas as provas do Encceja, assim como todos os gabaritos oficiais referentes a esta edição do exame.

Nesse sentido, vale lembrar que no caso específico da Prova de Redação, o candidato precisa aguardar pela divulgação do resultado oficial do Encceja 2020. Isso por que a prova de redação se constitui de uma avaliação que não é feita mediante gabarito, mas sim por meio de uma correção individual para cada texto.

Os temas da prova de redação do Encceja 2020 foram os seguintes:

  • Abandono afetivo do idoso no Brasil, para os alunos do Ensino Fundamental
  • Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, para quem fez as provas do ensino médio

Os participantes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, tiveram que responder a 4 (quatro) provas objetivas com 30 (trinta) questões cada uma.

E para ser aprovado no Encceja, é preciso ter alcançado um total de 100 pontos nas avaliações, para além de ter atingido uma média igual ou superior a 5 na Prova de Redação.

Números do Encceja 2020

De acordo com uma análise preliminar, do total de 1.608.136 candidatos inscritos e confirmados, somente 474.079 participantes compareceram nas provas do Encceja 2020. Um número que representa um percentual de 29,5% de candidatos presentes.

Os estados do Brasil que menos tiveram participantes presentes nas provas foram os seguintes:

  • Amazonas, com 2.383 candidatos de um total de 13.820 inscritos, o que representa apenas 17,2% do quantitativo total
  • Roraima, com 1.530 candidatos de um total de 8.768 inscritos, um percentual de participação de apenas 17,4%

Infelizmente, o que se nota na observância dos números que foram apresentados anteriormente é que todos os estados brasileiros, sem exceção, tiveram percentuais de candidatos presentes na prova variando entre 17,2% e 36,2%. É esta, portanto, a média de comparecimento nas provas do Encceja 2020.

Este é um percentual muito pequeno, principalmente quando se considera que os candidatos que não fizeram as provas do Encceja neste ano vão ter esperar mais um ano para fazer a avaliação novamente, o que demanda também uma nova inscrição.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, se constituindo como uma das principais formas de acesso à certificação de conclusão do ensino fundamental e médio no Brasil.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Confira o gabarito das provas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *