Enem 2019: dicas de alimentação para os dias de prova

O Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem 2019) será realizado nos dias 03 e 10 de novembro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
De forma a garantir que a sua alimentação não o prejudique no dia das provas, nutricionistas dão dicas para alimentação, de forma a obter uma melhor concentração do estudante. Confira abaixo todas as dicas de alimentação antes das provas do Enem 2019.
Para o dia da prova, balinhas e chocolates podem até ser uma opção. No entanto, é preciso lembrar que o carboidrato é de alta absorção, de forma que acaba sendo consumido rapidamente.

O que comer no café da manhã às vésperas do Enem

Por se tratar da primeira refeição após um longo prazo sem comer, essa refeição é fundamental. Frutas e cereais integrais fornecem energia de absorção lenta, que não deixará você com sono momentos depois. A ingestão de iogurte com frutas, castanhas, omelete com tomate, queijo e suco são também indicados.

O que comer ao longo do dia das provas do Enem

Com o objetivo de manter a concentração de glicose plasmática constante é preciso se alimentar regularmente. O cérebro funciona à base desse nutriente. É contra indicado passar mais de 3 horas sem se alimentar. Até o horário do almoço a indicação é que se consuma frutas, iogurte e torrada integral. No entanto, não se pode abusar da quantidade, pois excessos podem deixar o estudante sonolento.
Um outro ponto importante a ser destacado é que se deve esquecer as novidades. Esse não será o momento para comer em lugares diferentes do habitual ou experimentar uma comida nova. Não corra o risco de passar mal justamente no dia da prova do Enem.

O que beber às vésperas do Enem

A melhor resposta é água, pois é fundamental para que todas as reações químicas ocorram da maneira correta. É indicado levar uma garrafinha de água para a prova, pois ainda reduz a fadiga e ajuda o cérebro a trabalhar.
Os nutricionais alertam ainda para o consumo de cafeína. Embora seja um estimulante, o excesso pode deixar o candidato ansioso, agitado, inquieto e nervoso. Além disso, se consumido no dia anterior, pode atrapalhar o sono.

Prática de exercícios às vésperas do Enem

Embora muitos estudantes considerem perda de tempo, além de uma alimentação balanceada, é recomendado que os candidatos pratiquem atividades físicas às vésperas do Enem. Essas atividades, realizadas de forma moderada, ajudam a reduzir o estresse do candidato, favorece uma melhor noite de sono e ainda melhora a circulação de sangue e nutrientes por todos os órgãos, inclusive pelo cérebro.

O que deve

  • Frutas
  • Pão integral
  • Omelete
  • Iogurte
  • Queijo branco
  • Suco de fruta
  • Água

O que NÃO deve

  • Frituras
  • Gorduras
  • Excesso de cafeína
  • Excesso de chocolate
  • Batatas industrializadas
  • Salgadinhos industrializados

Dicas para o Enem

Provas do Enem

Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2019.

Dicas para uma boa Redação no Enem 2019

Com a adoção do Enem 2019 por diversas universidades, fazer uma boa redação torna-se muito importante. Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem 2019.

Cartilha de Redação do Enem 2019

Os inscritos no Enem 2019 têm à disposição novo instrumento de orientação na reta final das provas, que serão aplicadas, este ano, nos dias 03 e 10 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) elaborou Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2019 com o intuito de tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes.

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