Enem 2024: dicas de alimentação para os dias de prova
O Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem 2024) será realizado nos dias 03 e 10 de novembro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
De forma a garantir que a sua alimentação não o prejudique no dia das provas, nutricionistas dão dicas para alimentação, de forma a obter uma melhor concentração do estudante. Confira abaixo todas as dicas de alimentação antes das provas do Enem 2024.
Para o dia da prova, balinhas e chocolates podem até ser uma opção. No entanto, é preciso lembrar que o carboidrato é de alta absorção, de forma que acaba sendo consumido rapidamente.
O que comer no café da manhã às vésperas do Enem
Por se tratar da primeira refeição após um longo prazo sem comer, essa refeição é fundamental. Frutas e cereais integrais fornecem energia de absorção lenta, que não deixará você com sono momentos depois. A ingestão de iogurte com frutas, castanhas, omelete com tomate, queijo e suco são também indicados.
O que comer ao longo do dia das provas do Enem
Com o objetivo de manter a concentração de glicose plasmática constante é preciso se alimentar regularmente. O cérebro funciona à base desse nutriente. É contra indicado passar mais de 3 horas sem se alimentar. Até o horário do almoço a indicação é que se consuma frutas, iogurte e torrada integral. No entanto, não se pode abusar da quantidade, pois excessos podem deixar o estudante sonolento.
Um outro ponto importante a ser destacado é que se deve esquecer as novidades. Esse não será o momento para comer em lugares diferentes do habitual ou experimentar uma comida nova. Não corra o risco de passar mal justamente no dia da prova do Enem.
O que beber às vésperas do Enem
A melhor resposta é água, pois é fundamental para que todas as reações químicas ocorram da maneira correta. É indicado levar uma garrafinha de água para a prova, pois ainda reduz a fadiga e ajuda o cérebro a trabalhar.
Os nutricionais alertam ainda para o consumo de cafeína. Embora seja um estimulante, o excesso pode deixar o candidato ansioso, agitado, inquieto e nervoso. Além disso, se consumido no dia anterior, pode atrapalhar o sono.
Prática de exercícios às vésperas do Enem
Embora muitos estudantes considerem perda de tempo, além de uma alimentação balanceada, é recomendado que os candidatos pratiquem atividades físicas às vésperas do Enem. Essas atividades, realizadas de forma moderada, ajudam a reduzir o estresse do candidato, favorece uma melhor noite de sono e ainda melhora a circulação de sangue e nutrientes por todos os órgãos, inclusive pelo cérebro.
O que deve
- Frutas
- Pão integral
- Omelete
- Iogurte
- Queijo branco
- Suco de fruta
- Água
O que NÃO deve
- Frituras
- Gorduras
- Excesso de cafeína
- Excesso de chocolate
- Batatas industrializadas
- Salgadinhos industrializados
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.