EnemNoticias

Enem 2021 recebe mais 280 mil inscrições

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou, na última segunda-feira, dia 27 de setembro de 2021, que um número de 280.145 estudantes fizeram a inscrição na nova chamada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Um novo período de inscrições que foi aberto para os estudantes que tiveram a isenção do pagamento da taxa de inscrição no ano de 2020, mas que faltaram no dia das provas e não justificaram a sua ausência.

Este número que foi divulgado pelo Inep na última segunda-feira, dia 27, representa um aumento de 9% no total anterior de estudantes inscritos no Enem 2021, que era de 3.109.762.

O novo período de inscrições no Enem foi do dia 14 de setembro até o dia 26 de setembro de 2021. Porém, é válido reforçar que a reabertura das inscrições da prova só foi direcionada para estes estudantes que fizeram a sua inscrição na edição anterior do Enem e que faltaram nas provas sem fazer a justificativa de ausência. Ou seja, o período de inscrições não foi reaberto para todos os públicos, como muitas pessoas estavam imaginando anteriormente.

Publicidade

Assim sendo, aqueles que fizeram a sua inscrição no Enem dentro deste novo prazo vão fazer as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, exatamente os mesmos dias em que as provas vão ser aplicadas para os adultos privados de liberdade e jovens que cumprem medidas socioeducativas, que incluem, portanto, a privação de liberdade. É o chamado Enem PPL.

Para os demais participantes do Enem, que já tiveram a sua inscrição confirmada no exame, a realização das provas vai ser mantida nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

Publicidade

Enem registra queda recorde no número de inscrições

Logo ao final do primeiro período de inscrições do Enem 2021, que aconteceu do dia 30 de junho até o dia 14 de julho de 2021, o INEP registrou o menor número de estudantes inscritos desde o ano de 2005.

Neste ano, são apenas 3.109.762 estudantes inscritos, o que representa uma queda de aproximadamente 3 milhões a menos em comparação com os números da edição anterior da prova (Enem 2020).

Lembrando que este número havia sido impulsionado pela nova regra do Ministério da Educação (MEC), que determinou a proibição da isenção da taxa de inscrição para os estudantes que tiveram esse direito na edição anterior do exame, mas que não compareceram nos dias de aplicação das provas e não apresentaram uma justificativa. Porém, com a reabertura das inscrições sendo motivada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), esta nova regra foi revista.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *