Enem 2021: prazo para se inscrever termina no domingo (26)
O site oficial do Enem 2021 fica aberto para os estudantes de baixa renda que tiveram isenção da taxa de inscrição do Enem do ano passado e não compareceram para fazer as provas de 2020.
O prazo de inscrição para novos pedidos de isenção da taxa vai até o dia 26 de setembro de 2021. Estas inscrições são válidas somente para o Enem impresso, ou seja, o estudante desta nova leva de pedidos que tiver o interesse de fazer o Enem digital não vai encontrar esta opção disponível.
Além disso, os estudantes isentos ausentes no Enem do ano passado também vão poder pedir, até o dia 27 de setembro de 2021, o atendimento especializado e o tratamento pelo nome social.
- Dicas de produtividade que você pode usar durante seus estudos
- Enem 2020: professores dão dicas para prova de Ciências da Natureza
Como fazer a inscrição?
As novas inscrições podem ser feitas diretamente na Página do Participante do Enem 2021, sem que seja necessário justificar a ausência no Enem 2020 ou pagar a taxa de inscrição.
Quando vai ser a prova?
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, que é a mesma data de realização do Enem 2021 para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e jovens sob medida socioeducativa que também inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Por outro lado, a aplicação das provas do Enem nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 vai ser mantida para todos os participantes que já tiveram a sua respectiva inscrição confirmada no exame, de acordo com o que está previsto no edital regular.
No total, são 3.109.762 estudantes que já foram confirmados no Enem 2021, nas 2 (duas) versões do exame. A versão impressa e a versão digital. Lembrando que apesar deste dado de pouco mais de 3 milhões de estudantes representar uma informação significativa, este foi o menor número de inscrições em uma prova do Enem desde o ano de 2005.
Quem pode ficar isento?
A gratuidade do Enem são para aqueles que vierem a comprovar o direito de fazer a prova de forma gratuita, mas sem que precisem justificar a ausência na edição anterior do exame.
As pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em uma escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa em escolas particulares tem o direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2021.
Além disso, os alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, neste ano de 2021, também podem pedir a isenção da taxa.
Isso é válido para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser um membro de família de baixa renda. Neste caso em específico, é preciso comprovar a inscrição no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Nome Social no Enem 2021
Os estudantes que desejam pedir o tratamento pelo nome social podem fazer esta solicitação diretamente logo depois de fazer a inscrição, na própria Página do Participante.
Para este pedido, é preciso apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam:
- Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)
- Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, que seja válido
Nesse sentido, os documentos que forem enviados pelos estudantes fora do prazo ou por outro meio que não seja a Página do Participante do Enem 2021 não serão aceitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.