INEP – INSCRIÇÕES ENEM 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), é responsável pela organização e logística das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Sobre o Enem 2021

Assim como nos anos anteriores, as provas do Enem 2021 (impresso e digital) foram aplicadas em dois dias, em finais de semana distintos. A primeira aplicação do exame ocorreu nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, domingo dia 21 de novembro, os candidatos fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. No domingo seguinte, 28 de novembro, foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Os portões de acesso abriram às 12h e fecharam às 13h, horário de Brasília. Sempre é recomendado que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões. Depois que os portões são fechados, às 13h, uma série de procedimentos de segurança são realizados e as provas só tiveram início às 13h30.

No entanto, as regras do exame preveem a oportunidade de pedir a reaplicação em determinados casos. A oportunidade é destinada, por exemplo, a quem não compareceu por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais. Pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura, ou por outras ocorrências específicas durante as provas também puderam pedir para realizar o exame em nova data. Dessa forma, o exame contou com mais uma data de aplicação.

O exame foi reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nestas datas, foram aplicadas as provas para os participantes que se inscreveram após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, e para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

O exame adquiriu tamanha importância ao ponto de hoje ser obrigatória sua realização para aqueles candidatos que desejam participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Sobre o Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem como missão institucional subsidiar o processo decisório das políticas educacionais. Para isso, produz e dissemina informações de avaliação, estatísticas, bem como estudos e trabalhos relevantes para a comunidade educacional. As publicações produzidas pelo Inep têm como objetivo tornar disponíveis todas essas informações.

Na tentativa de auxiliar os candidatos a encontrem as informações de forma mais clara e objetiva, informaremos abaixo alguns dados e links úteis:

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.