NoticiasVestibular

Acafe promove vestibular com programa Universidade Gratuita

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) anuncia seu primeiro vestibular em parceria com o programa Universidade Gratuita, uma iniciativa do governo catarinense.

Com foco na inclusão, esta é uma oportunidade singular para candidatos ao curso de Medicina e outros cursos de graduação das instituições associadas à Acafe.

Universidade Gratuita

O programa Universidade Gratuita foi lançado pelo governo de Santa Catarina, visando proporcionar assistência financeira aos estudantes de ensino superior. Ele cobre integralmente os custos para alunos de fundações, autarquias municipais universitárias e entidades sem fins lucrativos. Até 2026, a previsão é de 89 mil vagas totalmente gratuitas financiadas pelo estado.

Publicidade

Estudantes já matriculados também podem se beneficiar. Para ser elegível, o candidato precisa ser natural de Santa Catarina ou residente por ao menos cinco anos. A bolsa foca naqueles que estão cursando sua primeira graduação com fundos estatais e que têm renda familiar per capita abaixo de oito salários mínimos.

Critérios de Seleção

Os candidatos são avaliados pelo Índice de Carência (IC). Ele considera vários aspectos, incluindo renda familiar mensal, desemprego do aluno ou responsável, custos com moradia, despesas médicas e mensalidades do curso. Uma comissão especializada analisará e poderá solicitar documentos adicionais.

Publicidade

O vestibular da Acafe está agendado para 19 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 330. Os resultados sairão até 7 de dezembro. Algumas das universidades participantes são: Furb, Universidade do Contestado, Centro Universitário Católica SC, entre outras.

As avaliações para Medicina ocorrerão juntamente com as dos outros cursos. Ser aprovado no vestibular é essencial para conseguir a bolsa no programa Universidade Gratuita.

As inscrições se estendem de 4 de setembro a 10 de outubro, através do portal oficial da Acafe. É uma oportunidade inédita de ingressar em um ensino superior de qualidade sem os impedimentos financeiros usuais.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *