EnemNoticias

Confira 10 temas de História muito cobrados nas provas do Enem

Nos dias 03 e 10 de novembro, milhões de estudantes farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). No primeiro dia de provas os candidatos responderão a 45 questões de Humanas e suas Tecnologias, além de 45 questões de Linguagens e suas Tecnologias.

Na prova de Humanas os candidatos deverão responder a questões longas e complexas que incluem, além dos conteúdos de História, os de Geografia, Sociologia e Filosofia. Está interessado em saber o que mais é cobrado na prova de História? Leia essa material que professores prepararam para você, com dicas daqueles conteúdos que são mais cobrados pela banca. Alguns tópicos são mais recorrentes nas provas do Enem e dos Vestibulares.

As questões de História costumam ser interdisciplinares, algumas vezes articulados com assuntos mais atualizados. As questões podem até mesmo ser multidisciplinares, e o enunciado pode envolver diversas competências.

Publicidade
    1. Revolução Industrial
      A história da humanidade mudou muito considerando-se a época da máquina a vapor movida a carvão e que passou a ser utilizada como força motriz para os equipamentos industriais na Inglaterra do século XVIII.
    2. Brasil Colonial
      É importante se dedicar nos estudos das missões jesuíticas. Analise como os padres Jesuítas iniciaram o processo educacional no Brasil. Eles desenvolveram uma rede educacional voltada para as etnias indígenas do cone Sul, mas foram bombardeados pela Corte de Portugal no Brasil e pela Corte da Espanha.
    3. O Ciclo do Ouro no Brasil
      Nas terras do Estado de Minas Gerais o Brasil viveu uma grande corrida do ouro no Século XVII. A mão de obra era escrava, tanto de origem indígena quanto de origem africana. É importante conhecer a população que vivia no Brasil na época, e as questões da sociedade mineradora.
    4. Absolutismo
      Entenda o Absolutismo e saiba como os reis na Europa do século XVII tornaram-se tão poderosos. O mais famoso deles foi o rei francês Luís XIV, o Rei Sol.
    5. Iluminismo
      O movimento filosófico valorizava a razão
    6. Economia Açucareira no Brasil
    7. O Ciclo da Mineração
      O controle português sobre o ouro colonial
    8. Mineração
      O controle português sobre o ouro colonial
    9. Martinho Lutero
      Vale dedicar um tempo à leitura sobre a Reforma Protestante e as críticas à Igreja católica
    10. Segundo Reinado
      Período vai de 1840, com a declaração de maioridade de Pedro de Alcântara e tem seu término em 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república.

Em termos de número de questões, os assuntos mais presentes de História do Brasil nos últimos anos de Enem foram:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Segundo Reinado (12,3%)
  • Governos pós-Ditadura Militar (12,3%)
  • Era Vargas (11,1%)
  • República Velha (9,9%)
  • Administração colonial (4,9%)
  • Ditadura Militar (4,9%)
  • Sistema e economia colonial (4,9%)
  • República Populista (2,5%)
  • Crise do Sistema Colonial (2,5%)
  • Processo de Independência (1,2%)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *