UFPB aprova bônus para estudantes da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou os critérios da Bonificação Estadual para as pessoas que moram e estudam na Paraíba. A nova decisão foi divulgada logo depois de uma reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da instituição.

A medida foi aprovada com 24 votos a favor e apenas 1 voto contrário à proposta. E então, este é um projeto que determina que os alunos de escolas públicas, privadas, ou que tenham obtido o Certificado do Ensino Médio por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), vão ter um bônus de 10% na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O bônus de 10% na nota do Enem também contempla os estudantes que usam a política de cotas como meio de ingresso na UFPB.

Objetivo

De acordo com a nova resolução, o principal objetivo é o de reduzir as desigualdades dentro da universidade, colaborando então para a construção de um acesso mais justo e amplo destes estudantes, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), aos cursos de graduação que são ofertados pela UFPB, incluindo tanto os cursos presenciais quanto os cursos a distância.

Como vai funcionar

Os candidatos interessados devem comprovar que moraram na Paraíba nos 3 anos escolares que antecedem a sua candidatura nos cursos de graduação da UFPB.

O acréscimo de 10% de bônus na nota final do Enem vai ter um efeito que é classificatório, não sendo levado em consideração nesta análise, o atendimento de eventuais critérios de cunho eliminatório.

Portanto, a partir do próximo processo seletivo da UFPB, os estudantes residentes da Paraíba, ou que foram residentes no estado na época em que cursaram o Ensino Médio, já vão contar com este bônus que eleva a nota final do Enem para uma maior média em relação aos demais candidatos não residentes do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.