FiesNoticias

Como obter financiamento para faculdade?

O financiamento estudantil é uma alternativa para pessoas que desejam realizar o sonho de ingressar no ensino superior, mas não possuem condição imediata de arcar com os custos de uma faculdade. Esse é o seu caso? Saibam quais são os pré-requisitos e como obter financiamento para faculdade, a fim de conseguir a oportunidade de conquistar seu diploma.

Financiamento estudantil para faculdade

Muitas pessoas se questionam sobre o que é preciso e como obter financiamento para faculdade. Uma das maiores dúvidas é se o nome limpo conta como pré-requisito. Deseja saber tudo sobre financiamento para os estudos? Confira a seguir:

Por mais que o financiamento ainda seja uma ótima opção para alunos que necessitem de ajuda para pagar os estudos, é preciso tomar cuidado, uma vez que com o aumento anual do valor das mensalidades, essa possibilidade pode se tornar uma dívida enorme, devido aos juros e não cobertura total de custos.

Publicidade

Qual a melhor alternativa de financiamento estudantil?

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil

O FIES é um dos programas de financiamento para faculdade mais conhecido, o qual foi criado em 1999 pelo governo federal, com objetivo de proporcionar à população de baixa renda a oportunidade de ingressar no ensino superior.

O programa se trata de um empréstimo para custear os estudos o qual pode ser realizado de forma total ou parcial, a fim de pagar as mensalidades de faculdades de instituições privadas. O estudante tem a oportunidade de estudar tranquilamente e pagar o empréstimo apenas ao concluir sua graduação.

Publicidade

Para realizar o financiamento não é preciso ter nome limpo, no entanto, quem possui restrição no CPF pode realizar o mesmo através de um fiador.

Os pré-requisitos para participar do FIES são:

  • Pontuação mínima de 450 pontos e não zerar a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o qual deve ser realizado no ano anterior a inscrição no programa;
  • A instituição selecionada deve ter uma boa avaliação pelo MEC;
  • Estudantes com bolsa parcial menos de 100% no Prouni (Programa Universidade Para Todos) podem solicitar o financiamento.
  • Se encaixar em uma das duas modalidades oferecidas, sendo a primeira para estudantes com renda per capita familiar de no máximo três salários mínimos, e a segunda com a renda de até cinco salários mínimos.

Prouni – Programa Universidade Para Todos

O programa oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para alunos de instituições privadas e de baixa renda. As inscrições são realizadas duas vezes por ano, no mês de janeiro e depois em junho, sendo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior à inscrição, o fator a ser levado em consideração diante da concessão da bolsa de estudos.

A inscrição é realizada pela internet com o mesmo login e senha da inscrição do Enem, sendo a bolsa de estudos oferecida de acordo com a renda familiar que o candidato possui.

No caso de bolsas integrais, o candidato deve comprovar a renda bruta familiar por mês de no máximo 1 salário e meio. A bolsa parcial é destinada a candidatos com renda familiar mensal maior que um salário e meio, sendo o valor máximo de até três salários.

Financiamento realizado por instituições de ensino privado

As taxas desse tipo de financiamento não são atrativas como os programas anteriores, no entanto, possui exigências menores e facilidade para custear os estudos.

Existem dois tipos de financiamento para faculdade na modalidade privada, o primeiro é através de bancos e a segunda de empresas que oferecem esse tipo de crédito. Você pode realizar pesquisas na faculdade de interesse e conferir a proposta da mesma.

Financiamento de bancos para faculdade

Os bancos oferecem esse tipo de financiamento, mas suas condições de pagamento (taxas e juros) variam de acordo com a instituição financeira.

Para obter o financiamento estudantil nesse caso é preciso possuir ou abrir uma conta na instituição.

Realize uma pesquisa entre as instituições que oferecem essa possibilidade, a fim de verificar qual é mais vantajosa no seu caso.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *