MEC divulga edital do Fies 2019

Por Atualizado em 12/01/2019 16:04

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 09 de janeiro, o edital do Fies 2019. O documento possui as regras válidas para a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).  Os programas são alternativas para quem não tem condição de pagar integralmente as mensalidades de um curso de graduação. Os candidatos interessados devem se inscrever no Fies 2019 entre 5 e 12 de fevereiro na página do programa.

O Novo Fies está dividido em duas categorias:

  1. Modalidade Fies: ofertada diretamente pelo governo ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos. É a modalidade mais disputada, uma vez que as vagas são oferecidas a juros zero.
  2. Modalidade P-Fies: é direcionada a estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. É ofertada pelas instituições financeiras, mas utilizando recursos públicos.

Edital do Fies 2019

De acordo com o edital do Fies 2019, os candidatos serão classificados (Fies) ou pré-selecionados (P-Fies) na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência para o qual se inscreveram. Para participar da seleção é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido média mínima geral de 450 pontos e superior a zera na redação.

No caso do P-Fies, a pré-seleção do candidato fica condicionada também à aprovação dos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC). Será necessário ainda validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e ter a documentação aprovadas pelos agentes financeiros.

É importante que o candidato fique atento ao seguinte aspecto: o edital do Fies 2019 pontua que as melhores condições de financiamento estudantil serão garantidas aos candidatos pré-selecionados que se apresentem primeiro nas comissões as instituições de ensino.

Mudança no P-Fies 2019

O P-Fies não utilizará da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a classificação para as vagas disponíveis. A partir do P-Fies 2019, conseguirá as melhores oportunidades aqueles candidatos que primeiro realizarem a inscrição.

“No P-Fies, a gente não usa mais o Enem para a ordem classificatória. Agora o aluno que fizer a inscrição primeiro é que vai ter a vaga para ir para o banco fazer o contrato. O que o governo quis com isso é dar agilidade ao processo e que o aluno que realmente precise consiga o P-Fies”, informou Alexandre Mori, gerente de Financiamento do Semesp.

Cronograma do Fies 2019

  • Inscrições: 05 a 12 de fevereiro
  • Resultado: 18 de fevereiro
  • Complementação das inscrições: 19 a 25 de fevereiro
  • Inscrição na lista de espera (Fies): 20 de fevereiro a 31 de março. A modalidade P-Fies não possui lista de espera.

O portal VestibulandoWeb é um portal de educação dedicado à preparação para Vestibular e Enem. Contribuímos, também, com divulgação de informações sobre inscrições, Fies, Sisu, Prouni, Encceja. Criamos materiais, divulgamos provas e questões comentadas. Ajude-nos a criar e divulgar novos materiais. » APOIAR ESTA INICIATIVA


Comentários