Fies

Lista de Espera do FIES 2019

Está a procura de informações sobre a lista de espera do Fies 2019? Acabou de encontrar! E fique ligado, pois as inscrições do Fies 2019/1 serão realizadas de 05 a 12 de fevereiro. O Ministério da Educação já divulgou o edital do Fies 2019 contendo todas as regras do processo de seleção, no qual é possível ver inclusive as duas modalidades ofertadas no Fies 2019. Aqueles estudantes que não forem selecionados na primeira chamada poderão se candidatar na lista de espera do Fies 2019 no período de 20 de fevereiro a 31 de março.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo de financiamento para estudantes que já estejam matriculados em instituições privadas. O crédito já é utilizado por milhões de estudantes para concluir o curso de graduação do ensino superior. Há algumas diferenças entre o empréstimo feito pelo banco privado quando comparado ao financiamento estudantil, que será tratado abaixo.

Ao longo do ano, os estudantes terão duas oportunidades para contratar o Fies 2019. O sistema de financiamento tem dois períodos para inscrição: um agora em janeiro, e o outro é, normalmente, em junho. Para se inscrever o estudante interessado deve acessar o portal do Ministério da Educação (MEC) no endereço eletrônico https://fiesselecao.mec.gov.br/.

Publicidade

Como funciona a inscrição para o Fies 2019

O contrato do Fies 2019 é feito baseado na renda familiar dos estudantes. Uma vez obtido o aceite do financiamento, o estudante passará a efetuar o pagamento das mensalidades apenas após a conclusão do curso. Para se inscrever no Fies 2019 é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Além da participação o candidato deverá obter nota média superior ou igual a 450 pontos nas matérias e nota superior a zero redação.

Para fazer a inscrição no Fies 2019 basta acessar o portal do MEC e clicar na opção “primeiro acesso”. Após clicar será exigido o número do CPF – Cadastro de Pessoa Física, data e data de nascimento. Assim será pedido para que o candidato crie uma senha na qual dará acesso a página.

Publicidade

Informando os dados acima o processo seletivo automaticamente irá conferir se o estudante possui nota mínima, sendo assim pedirá um e-mail válido no qual irá enviar um link para ativação do cadastro. Caso não encontre o link, acesse o lixo eletrônico (ou caixa de spam) que poderá encontrar.

Após confirmar inscrição no Fies 2019, volte ao FiesSeleção e clique na opção “já sou cadastrado”, informando o CPF e senha. Depois que for preenchido os dados pessoais, o estudante deve informar os dados do grupo familiar e suas rendas.

Modalidades do Fies 2019

O Novo Fies está dividido em duas categorias.

  • A modalidade Fies é ofertada diretamente pelo governo ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos é a mais disputada porque as vagas são oferecidas a juros zero.
  • A modalidade P-Fies, voltada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, é ofertada pelas instituições financeiras, mas com recursos públicos.

Resultado do Fies 2019

O resultado do Fies 2019 será divulgado no boletim do candidato, no site do FiesSeleção informando CPF e senha.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Mudança no P-Fies 2019

O P-Fies não utilizará da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a classificação para as vagas disponíveis. A partir do P-Fies 2019, conseguirá as melhores oportunidades aqueles candidatos que primeiro realizarem a inscrição.

“No P-Fies, a gente não usa mais o Enem para a ordem classificatória. Agora o aluno que fizer a inscrição primeiro é que vai ter a vaga para ir para o banco fazer o contrato. O que o governo quis com isso é dar agilidade ao processo e que o aluno que realmente precise consiga o P-Fies”, informou Alexandre Mori, gerente de Financiamento do Semesp.

Cronograma do Fies 2019

  • Inscrições: 05 a 12 de fevereiro
  • Resultado: 18 de fevereiro
  • Complementação das inscrições: 19 a 25 de fevereiro
  • Inscrição na lista de espera (Fies): 20 de fevereiro a 31 de março. A modalidade P-Fies não possui lista de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *