Enem

Para que serve a nota do Enem?

Provavelmente você é um dos milhões de candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018. Agora em janeiro o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará o resultado do Enem 2018. E aí vem algumas perguntas:

As respostas para estas perguntas não são difíceis de serem encontradas. A primeira delas, como é calculada a nota do Enem, pode ser verificada no link acima, no qual descrevemos em detalhes a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Para que serve a nota do Enem?

Se você pensou “entrar em uma universidade federal”, você está no caminho certo, mas sua resposta está incompleta! ? A nota do Enem 2018 serve para mais coisas. Confira:

Publicidade
  1. Sistema de Seleção Unificada – SISU
    O SISU é o programa do governo usado para concorrer a vagas em universidades públicas. As inscrições para a primeira edição do Sisu 2019 serão realizadas de 22 a 25 de janeiro. É importante que os candidatos fiquem atentos porque houve mudanças na lista de espera do Sisu 2019. A previsão é de que o resultado contendo a chamada regular do Sisu 2019/1 seja publicado no dia 28 de janeiro, e aqueles candidatos que não forem selecionados poderão se candidatar à lista de espera do Sisu 2019/1 no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. O Sisu 2019 do primeiro semestre ofertará mais de 235 mil vagas em todo o país.
  2. Programa Universidade Para Todos – PROUNI
    O ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em graduações nas universidades privadas em todo o país. Os critério de seleção envolvem desde a nota obtida na prova do Enem até algumas condições de renda familiar ou se estudou em escola pública. As inscrições do Prouni 2019/1 serão realizadas a partir de 29 de janeiro de 2019, encerrando-se no dia 1º de fevereiro. A previsão é de que o resultado do Prouni 2019 do primeiro semestre seja divulgado no dia 04 de fevereiro.
  3. Fundo de Financiamento Estudantil – FIES
    Aqueles candidatos que não se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo ProUni poderão solicitar o financiamento estudantil. É importante verificar as condições para ter direito ao benefício. O edital do Fies 2019 do primeiro semestre já foi publicado, e as inscrições do Fies 2019/1 serão realizadas de 05 a 12 de fevereiro. O resultado do processo seletivo do primeiro semestre do Fies 2019 será divulgado no dia 18 de fevereiro.
  4. Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – SISUTEC
    Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. O Sisutec funciona como o Sisu, mas voltado para vagas do ensino Técnico, aqueles que têm duração mais breve, de apenas 2 anos. O curso técnico forma profissionais prontos para o mercado de trabalho.
  5. Concursos públicos
    As notas do Enem passaram a ser utilizadas também em alguns concursos públicos, como o da Polícia Militiar da Paraíba (PM/PB) que utiliza as notas obtidas pelos candidatos no Enem como fase teórica de classificação desde 2013. Além disso, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em Belo Horizonte (MG), abriu vagas em 2016 para especialistas em políticas públicas e gestão governamental utilizando as notas do Enem como um dos fatores da seleção.
  6. Porcentagem da nota do Enem para ingressar em uma faculdade
    Algumas universidades, principalmente particulares, utilizam as notas obtidas no Enem como uma porcentagem da nota final do candidato. Sendo assim, normalmente o candidato precisa ainda fazer o vestibular tradicional da universidade.
  7. Ingresso em faculdade particular
    Algumas universidades particulares estão deixando a critério dos candidatos fazer a prova do vestibular tradicional ou utilizar a nota obtida no Enem em seu processo de seleção. Há aquelas universidades, inclusive, que dedicam 100% das vagas para o uso da nota do Enem como forma de seleção.
  8. Fazer intercâmbio em uma universidade em Portugal
    Em janeiro de 2019 já são 37 instituições de ensino superior de Portugal que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Os convênios não incluem as despesas do estudante.

E alguns candidatos ainda tem dúvida. A nota do Enem não pode ser usada pra obter a certificação do Ensino Médio? Isso era possível até 2016. Agora, a certificação é feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *