MatemáticaNoticiasPortalR7

Aprendendo matemática: conheça 10 brincadeiras para ensinar crianças de forma divertida

O conhecimento infantil pode ser estimulado de várias maneiras e as brincadeiras são uma das melhores formas. Aprender matemática se torna mais divertido para o seu filho quando ocorre através de brincadeiras e atividades criativas.

A abordagem tradicional ainda deve fazer parte do ensino infantil, pois continua tendo impacto no desempenho escolar. Porém, brincadeiras com atividades para educação infantil são um ótimo complemento a esse tipo de ensino.

Por isso, prossiga com a leitura e veja como aprender matemática através de brincadeiras divertidas!

Publicidade

Conheça 10 brincadeiras para aprender matemática de forma divertida

“A matemática divertida auxilia a criança a pensar e resolver problemas de maneira mais estimulante, que respeita a sua idade.”

Brincar é um aspecto natural da condição humana, principalmente quando falamos de crianças. Brincadeiras físicas, com objetos, simbólicas ou online costumam fazer parte das melhores experiências infantis.

Publicidade

Dessa forma, podem ser utilizadas como ferramentas de ensino para melhorar o desempenho escolar. Afinal, elas mantém a boa saúde mental da criança, enquanto ajudam na melhor fixação do conteúdo.

Então, veja agora como aprender matemática através das brincadeiras!

1. Jogos de tabuleiro

Uma das primeiras brincadeiras com matemática na educação infantil pode muito bem serem os jogos de tabuleiro. Damas e jogo da velha costumam estimular o desenvolvimento de características como estratégia e lógica.

Já o xadrez exercita o raciocínio estratégico, treinando a capacidade de antecipar as possibilidades do jogo. Por fim, o banco imobiliário é excelente para ensinar matemática através do gerenciamento de valores.

2. Jogo da memória

Por meio de cartas, é possível utilizar do jogo da memória para ensinar diferentes operações matemáticas. Dessa forma, se a criança encontra uma carta 10, deve lembrar da tabuada para saber a multiplicação equivalente (2×5).

3. Brincadeiras com objetos

Uma brincadeira simples, mas efetiva para quem busca como aprender a matemática, é utilizar de objetos. Deixe as crianças encaixando, empilhando, colocando um objeto na frente do outro, deixando cair, entre outras ações, para ensinar a matemática básica.

4. Batalha de cartas

A batalha de cartas é uma brincadeira com a matemática na educação infantil cuja ideia não é somar, mas juntar um número ao outro. Nesse jogo, seu filho tem duas cartas e você também – vence aquele que tiver a maior junção.

Se seu filho tirou 7 e 2, enquanto você tirou 1 e 9, ele venceu, pois tirou 72 e você 19!

5. Corrida de dados

A corrida de dados é uma brincadeira simples, onde você precisa apenas de um dado, lápis de cor e uma ficha para a pontuação. A brincadeira é assim: jogue o dado e dobre o valor. Depois, pinte a casa na coluna equivalente ao resultado.

O jogo acaba quando alguém completa todas as colunas e ganha quem tiver mais pontos ao final.

6. Matemática com dominó

Ao invés de brincar da forma tradicional com o dominó, você pode realizar somas com os números presentes nas peças. Por exemplo, uma peça de 4 pontos nos dois lados (4+4 = 8) ou de 5 e 1 ponto nos lados (5+1 = 6).

7. Copos e palitos de sorvete

Para essa matemática divertida, você só precisa de copos e palitos de sorvete. Nos palitos, você vai escrever diferentes somas e nos copos vai escrever diferentes números. O papel da sua criança é colocar o palito de soma no resultado certo!

8. Conte as frutas

Outra brincadeira simples para ensinar subtração é a do conte as frutas. O jogo funciona assim: num prato, você vai colocar uma certa quantidade de frutas (por exemplo, 4 uvas) e acima do prato vai colocar uma subtração (4-2).

A criança deve comer as frutas, de forma que sobre o resultado certo (4-2 = 2 uvas)!

9. Massa de modelar

As massas de modelar são perfeitas para aprender a geometria, que é uma parte importante da matemática. Deixe o seu filho formar diferentes figuras geométricas para entender sobre quadrados, retângulos, círculos, entre outras coisas.

10. Brincadeiras de matemática online

Por fim, existem as brincadeiras de matemática online, que são muitas e bastante variadas. Um exemplo é o Youcubed, um site ligado à Universidade de Stanford que traz atividades de matemática para todas as idades.

E há várias outras brincadeiras de matemática online, seja na forma de aplicativo ou de jogos para navegador!

Conclusão

O maior desafio dos educadores é propor aulas que sejam interessantes e atraentes para o mundo infantil. Por isso que a melhor opção para os pais é conseguirem a atenção dos filhos envolvendo o brincar na forma de ensino.

Para o seu filho aprender matemática, você deve tornar a matéria divertida para o pequeno. Ao envolver brincadeiras no ensino, você ultrapassa um grande desafio para o melhor desempenho escolar!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

One thought on “Aprendendo matemática: conheça 10 brincadeiras para ensinar crianças de forma divertida

  • Amei! Vou fazer com meus netinhos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *