Noticias

Programação do Setembro Amarelo na UEMG tem Plantão Acolhedor

A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) do campus de Barbacena vai realizar, entre os dias 25 e 30 de setembro de 2021, o Plantão Acolhedor, que é uma ação que faz parte do programa IV Setembro Amarelo da universidade.

O Programa IV Setembro Amarelo da UEMG tem por objetivo oferecer apoio para as pessoas que mais precisam. Nesse sentido, o Plantão Acolhedor é um momento de escuta sensível para aqueles que sentem necessidade ou interesse em serem ouvidos.

A universidade ressalta que este não é um atendimento psicológico, mas sim um momento de escuta acolhedora e, principalmente, sensível.

Publicidade

Plantão Acolhedor da UEMG

No Plantão Acolhedor, a UEMG esclarece que a escuta é feita de forma individual. Ou seja, as pessoas são atendidas individualmente. Cada uma na sua vez. E na sessão, somente o Escutador vai estar presente, de forma a manter o máximo de sigilo e de modo a respeitar a privacidade de todas as pessoas que sentirem a necessidade de participar e receber esse momento de escuta.

O processo do Plantão Acolhedor da UEMG vai acontecer de forma online, por meio da plataforma TEAMS, da Microsoft. Não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição prévia, e nem agendamento.

Publicidade

Os links de acesso para as Salas de Escuta vão ser disponibilizados na plataforma Even3. O link é o seguinte endereço web: https://www.even3.com.br/setembroamarelouemg/. Portanto, quem quiser participar do Plantão Acolhedor da UEMG precisa entrar nesse link e verificar as informações que vão ser apresentadas na tela.

Horários do evento

No site oficial que foi indicado logo acima, a página inicial esclarece que se trata do IV Setembro Amarelo da UEMG de Barbacena. A legenda da programação deste ano apresenta o seguinte slogan: “Escuta acolhedora e a sua importância na prevenção e na posvenção do suicídio“. E então, se pode ver também que o programa conta com o apoio da Prefeitura do município de Barbacena e da Polícia Civil de Minas Gerais.

Além disso, o evento deste ano também conta com a participação de alguns convidados palestrantes para a formação de uma roda de conversa no dia 24 de setembro de 2021. A Roda de Conversa vai ser transmitida pelo Youtube, a partir das 19 horas da noite.

No dia seguinte, em 25 de setembro, o atendimento do Plantão Acolhedor da UEMG vai ser realizado das 8 até às 11 horas da manhã e das 13 até as 16 horas da tarde. Já no dia 30 de setembro, que é o segundo dia de atendimento do plantão, a escuta vai ser das 8 horas às 10 horas e meia, e no período da tarde, também das 13 às 16 horas, assim como no primeiro dia.

Sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que teve início no ano de 2015.

O mês de setembro foi escolhido para ser o período da campanha por que, desde o ano de 2003, o dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Assim sendo, diversas instituições sociais, educacionais e governamentais realizam ações efetivas que estão relacionadas à esta campanha durante os dias de setembro. A ideia principal é cumprir o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas de saúde que estão relacionados a este tema em especial.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Campus da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *