Estudar Administração: entenda como funciona a profissão

O administrador é aquele profissional indispensável para uma empresa, seja ela própria ou de terceiros, sempre haverá alguém da área por trás dos planejamentos e gerenciamentos financeiros e humanos. Muitas outras áreas também podem ser de atuação de um administrador.

Por isso, quem deseja se especializar precisa ser dinâmico e ter boa interação com outras pessoas, além de conhecer o mercado e ser ambicioso profissionalmente. Leia a seguir para saber mais sobre o assunto!

O que faz um administrador

Como dito no início deste texto, o administrador é indispensável para qualquer empresa ou organização. Pois, é ele o responsável por gerenciar, planejar e organizar os patrimônios da empresa, desde os recursos financeiros e pessoais até as estratégias e decisões para melhorar os lucros e desempenho daquele local.

É ele também quem que cuidará dos gastos da empresa, maneiras para reduzir custos e criar estratégias para alavancar as vendas ou serviços. Pode não parecer, mas é uma área de ampla utilização, onde o profissional poderá atuar na área de marketing e logística, além da Administração.

Quais as áreas de atuação para quem estuda Administração?

Você estuda Administração e pretende seguir carreira nesta área? Fique sabendo que o profissional também possui outras áreas de atuação, na qual os estudos de Administração são muito bem usados, como:

  • Recursos humanos;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Logística;
  • Financeiro;
  • Produção.

É importante que saiba que o administrador deve conhecer o mercado na qual está atuando. Buscar esse conhecimento é essencial para que consiga se organizar, planejar e gerenciar a empresa.

Claro que existe bem mais do que apenas Administração de empresas. Quem estuda Administração pode optar por outras áreas de Administração como:

  • Administração Hospitalar: Gerenciamento de hospitais e convênios médicos públicos ou privados, seguro saúde ou UPA/pronto-socorro;
  • Administração Hoteleira: responsável pelo gerenciamento de hotéis, resorts, pousadas e equivalentes do gênero;
  • Administração Financeira: atua em empresas, administrando seus recursos financeiros, realizando análises orçamentárias, lucros e gastos em organizações ou empresas;
  • Administração pública: atua na Administração de instituições públicas;
  • Administração rural: responsável pela comercialização, processos de produção, organização e gerenciamento de empresas agrônomas e agroindústrias.;
  • Administração de terceiro setor: administra ONGs e projetos do tipo, atuando nos cuidados do recolhimento dos recursos, inicio de projetos e quais seriam eles;
  • Administração de produção: Atua no meio industrial, onde o profissional fica responsável por tudo que seja ligado a fabricação do produto da empresa.

O mercado de trabalho para quem é administrador

Se você busca uma carreira na área, vai encontrar boas oportunidades no Brasil. O país possui milhões de empresas e organizações ativas e todas necessitam de profissionais de Administração.

Quase não existem competições de vagas e a oportunidade para iniciar sua carreira após os estudos é bem alta. O que incentivou muitos jovens a estudar.

Mesmo em tempos de crise, a Administração não é afetada, considerando que, como mostrado acima, é um cargo de grande importância para qualquer um, indispensável para quem busca conseguir elaborar estratégias e gerir custos, gastos e pessoal com perfeição e seguir no mercado mesmo em tempos difíceis.

É nas regiões Sul e Sudeste do Brasil onde os estudantes de Administração encontram um mercado de atuação mais abrangente. Mesmo assim, todo o país requer estes profissionais.

Destacar-se na área logo no início da carreira é um passo muito importante na carreira. Nos primeiros anos, você conseguirá profissionalizar-se mais, ganha reconhecimento e notoriedade na área profissional. É importante ser dinâmico e interagir-se bem com as pessoas.

Um pouco de ambição profissional ajuda a moldá-lo como um profissional administrador, dar duro na carreira e sempre respeitar e seguir os valores da empresa ou ambiente de trabalho.

Como foi dito aqui, não existem grandes concorrências no mercado, no entanto, manter sua reputação perfeita com um ótimo administrador vai te ajudar a garantir sempre ótimos empregos em diversas áreas que o estudo abrange.

As atividades de um administrador

Estudar Administração requer que a pessoas tenha determinação e empenho. Não é uma área de atuação simples e requer muito dinamismo e interação social. Veja aqui algumas atividades exercidas por um administrador.

  • Planeja e define métodos de vendas, com a finalidade de aumentar o lucro;
  • Gerencia o fluxo de caixa, gastos, compras e a capital de giro;
  • Busca parcerias benéficas para empresa, instituição ou organização;
  • Organiza e gerencia o estoque de mercadorias, da matéria-prima para a produção;
  • Analisa investimentos necessários;
  • Gerencia a seleção e o treinamento de iniciantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.