NoticiasProfissão

Estudar Marketing digital: entenda como funciona a profissão

Marketing digital é uma forma de promover empresas, pessoas e serviços exclusivamente por meios virtuais como redes sociais, sites, blogs e vídeos. O profissional desta área deve conhecer muito bem o mercado do produto que está divulgando, o público interessado e os meios corretos de divulgá-lo. Está profissão se encontra em constante modificação, mantendo-se em alta desde que as mídias digitais evoluíram consideravelmente.

Além disso, muitas outras áreas do Marketing digital, hoje em dia, estão disponíveis para serem opções por quem estuda a área. Continue lendo o texto para saber mais sobre o assunto!

Como funciona a profissão de Marketing digital?

A tecnologia sofre modificações a todo momento e, consequentemente, o mundo real acaba sendo afetado por isso. Um exemplo disso é o surgimento de novas áreas de trabalho que, com a tecnologia cada vez mais avançada, nos proporciona a criação e carreiras necessárias para o mundo virtual.

Publicidade

O Marketing digital é a modernização da antiga fora de se anunciar produtos e empresa ou promover pessoas, agora, tudo é feito totalmente pelo computador, sem utilizar nenhuma mídia externa, ou seja, fora da internet como jornais, revistas, rádio ou televisão.

A profissão de Marketing digital é um processo contínuo de aprendizado. O profissional que escolhe ingressar neste mercado deve sempre estar investindo na sua capacitação e atualização, uma vez que, como dito, mudanças na área são comuns e novas tecnologias chegam a todo tempo.

Publicidade

O trabalho funciona da seguinte maneira, o profissional tem como objetivo atrair pessoas para um determinado negócio. Este negócio tem como meta aumentar as vendas ou as contratações para os serviços que oferecem. Sabendo disto, o profissional usa as informações da empresa para gerar banners, propagandas e outros materiais de divulgação online e realiza pesquisas tentando encontrar o público alvo onde inserir o material.

Uma vez encontrado, a intenção é atrair leads e chamar a atenção de pessoas que já consumiram da empresa, fazendo-as se interessar novamente. Podem ser usados neste processo as mídias sociais, youtube, e-mail (o chamado e-mail marketing) e até mesmo o whatsapp.

O que eu preciso saber para atuar no Marketing digital

Estar sempre atualizado e de olho nas novas tecnologias é o básico para este profissional. Você nunca vai conseguir encontrar um material de estudo 100% atualizado, pois, em algum lugar sempre haverá alguma novidade surgindo.

Mas, o básico que você deve entender para iniciar na profissão é:

  • As mídias sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Métricas e KPIs;
  • Inbound Marketing;
  • ADS;
  • SEO.

Tendo esses conhecimentos já é possível iniciar sua profissionalização e adquirir experiências. É recomendado também que você conheça e estudo a geração de conteúdo, técnicas de vendas, planejamento e publicidade.

O Marketing digital engloba todo o meio antigo de divulgação aliado os novos métodos e plataformas ágeis de informação que podem chegar mais rápido aos leitores e interessados.

Todo profissional da área deve implementar um plano estratégico detalhando todas as implementações a serem realizadas com o Marketing digital buscando atingir os objetivos principais pré-estabelecidos. Precisa saber como funciona os links patrocinados e conhecer as facilidades que o Google agrega a profissão utilizando-as a seu favor.

Para melhorar sua atuação na área, muitos profissionais que já estão no ramo recomendam, além de investir tempo nas movidas tecnológicas e mídias digitais, realizar cursos e buscar conhecer outros ramos relacionados ao Marketing digital como Publicidade e propaganda e jornalismo. Para a área tecnológica, cursos como ciências da computação ou sistemas de informação são recomendados.

Na própria internet você vai encontrar materiais relacionados ao Marketing digital, os quais poderá usar para entender mais sobre como funciona a profissão e saber por onde começar a se atualizar e, claro, sempre estar praticando e colocando o que aprendeu em prática.

Qual é o mercado para quem estuda Marketing digital?

O mercado é imenso e continua se expandindo. Estudante da área sempre encontrarão novos clientes e projetos para realizar e, quanto mais você se destacar e gerar resultados, mais vai ser reconhecido na profissão.

Você pode escolher atuar em uma empresa, elaborando projetos de Marketing digital apenas para aquele determinado produto ou serviço. Ou pode optar por atuar como freelancer, que é mais comum para quem está iniciando na área.

É um mercado com muita concorrência, mas também com muitas empresas e pessoas querendo se promover na era moderna com profissionais que entender como fazer isso acontecer.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *