NoticiasProfissão

Estudar Medicina Veterinária: Entenda como funciona a profissão

Você pretende estudar Medicina Veterinária e deseja saber mais informações sobre o curso? Entenda como funciona e quais as informações mais importantes para quem deseja seguir carreira na área.

Aqui no Vestibulando Web, você encontra as melhores informações sobre a profissão e áreas de atuação, curso e o mercado para quem deseja estudar medicina veterinária. Confira!

Como funciona a profissão de Médico Veterinário

A medicina veterinária é uma ciência que se dedica ao estudo de prevenção de doenças, tratamentos e procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para o bem estar e saúde animal, independente, de serem animais domésticos, como exemplo, filhotes de Golden Retriever, raças de grande porte, espécies exóticas, entre outras.

Publicidade

A profissão de médico veterinário, assim como a medicina tradicional, é uma carreira que possui segmento amplo, pois você pode atuar em diversos campos, desde a educação de novos estudantes, realizações de procedimentos cirúrgicos, nível básico da saúde animal, até pesquisas para evitar doenças na população de animal silvestre.

Além de atuar no cuidado com a saúde animal, também é possível trabalhar em pesquisas de zoonoses, controle na qualidade de produção de produtos para consumo animal, os quais são fabricados em indústrias. São abrangentes as opções de mercado para quem decide estudar medicina veterinária.

Publicidade

Por exemplo, como profissional formado em medicina veterinária, você pode atuar em órgãos de fiscalizações, institutos de pesquisa, fazendas, zoológicos, universidades, fábricas de produtos de higiene e alimentos para animais, entre outros.

O que se aprende na faculdade de medicina veterinária?

O número de faculdades que oferecem o curso de medicina veterinária tem crescido ao longo dos anos, no entanto, é preciso escolher uma universidade que seja reconhecida e tenha autorização do MEC – Ministério da Educação, para oferecer o mesmo aos alunos. Caso contrário, o seu diploma não será válido.

Antes de se inscrever numa faculdade de medicina veterinária, será possível verificar a grade curricular e as informações necessárias para tomar a decisão de forma segura.

O curso é caracterizado como bacharel e tem a duração de 5 anos em período integral, uma vez que os estudos incluem aulas práticas e teóricas. Para conquistar a formação, além de obter as notas de corte de cada semestre, o aluno deve cumprir um estágio na área, o qual é supervisionado por um profissional de medicina veterinária, concluindo o mesmo com a apresentação do TCC – Trabalho de Conclusão do Curso.

Grade curricular Medicina Veterinária

A grade curricular do curso envolve disciplinas como: Anatomia e morfologia animal, cirurgia básica, nutrição, microbiologia, química, genética, estatística, parasitologia.

Outras áreas de atuação da Medicina Veterinária

Como mencionado anteriormente, ao adquirir o diploma de medicina veterinária, o profissional irá se deparar com uma área ampla com diversas oportunidades, uma vez que, é possível atuar em diversos segmentos, seja na área de pesquisa, ensino, procedimentos básicos ou cirúrgicos, indústrias, entre outros.

Confiram a seguir quais os outros cargos ou profissões dentro da área de medicina veterinária:

Médico em clínica veterinária

A maior parte dos alunos que concluem a faculdade de medicina veterinária, optam por adquirir experiência em clínicas ou abrir o seu próprio negócio, a fim de atender animais domésticos, oferecendo atendimento básico de saúde e cirurgias.

Além disso, ao realizar uma pós, mestrado ou doutorado, o profissional poderá oferecer serviços como dermatologia, nutrição, e outras modalidades mais específicas.

Perícia e vigilância

A competição entre animais é crime, portanto, um veterinário especializado pode realizar uma perícia no local para avaliar o que acontece. Além disso, em concursos de animais (corridas de cavalo, porte e raça, entre outros) devem ter um profissional presente.

No caso da vigilância, o profissional pode realizar fiscalizações em ambientes que realizam a venda de carnes e outros produtos para consumo, derivados de animais. E também pode realizar vistoria em locais de alojamento animais, a fim de verificar se estão consumindo itens tóxicos e inapropriados.

Agronegócio

Você sabia que os veterinários podem atuar em reprodução animal e controle de qualidade de produtos de origem animal (leite, ovos, queijo, etc.)? No agronegócio isso é possível, pois a demanda por esse tipo de profissional nesta área, é grande.

Além disso, um médico veterinário pode trabalhar em fazendas, cuidando da saúde e bem estar dos animais, controlando a transmissão de doenças, entre outros.

Veterinário de saúde pública

Nessa área o profissional atuará com a prevenção e controle de zoonoses, ou seja, doenças de origem animal que possuem risco de contaminar seres humanos, caso entre em contato com vírus ou bactérias. No caso, o veterinário realizará seu trabalho em laboratórios, por exemplo.

No entanto, para ocupar a vaga, será preciso passar em um concurso público. Mas não se preocupe, pois num site de rateio de concursos, você pode adquirir a ajuda que precisa para os estudos.

O benefício de ser um veterinário de saúde pública, é que mesmo tendo que se preparar para as provas, ao ser aprovado, você conquista a estabilidade, ótimo salário, benefícios e outros.

Outras áreas de atuação envolvem a pesquisa e desenvolvimento, e, o ensino educacional (professor e supervisor de estágio).

Como é o mercado para quem decide seguir carreira em Medicina veterinária

A partir das informações acima, já dá para ter uma noção de como o mercado para Medicina veterinária é amplo, não é mesmo? No entanto, apesar da variedade de áreas de atuação, o mercado é exigente, o que resulta na necessidade de especializações para preencher alguns cargos.

Assim que você conquistar a formação na faculdade de medicina veterinária, poderá atuar realizando as atividades mais básicas, como o diagnóstico, inspeções sanitárias, análise laboratorial, cirurgia básica como castração, entre outros. Já os procedimentos mais complexos, atendimento a raças mais exóticas, entre outros, exigem especialização.

Além das especializações, é sempre importante que um médico veterinário esteja atualizado em relação a sua área, participando de eventos, workshops, feiras nacionais e internacionais, pesquisas recentes, etc.

Salário de um médico veterinário

Em relação aos salários, os valores variam de acordo com o seu grau de experiência e especialização, por exemplo, para iniciantes em uma clínica, o valor é em média R$ 2.000,00, podendo chegar a R$ 7.000,00.

Agora que sabe tudo o que é preciso sobre a faculdade de medicina veterinária, é só realizar as pesquisas e se preparar para o vestibular. Boa Sorte!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *