NoticiasProfissão

Estudar Química: entenda como funciona a profissão

A química é fundamental para nossa existência e conduz as investigações sobre o corpo humano, a Terra, os alimentos, os materiais, a energia e qualquer lugar entre os dois. Estudar química pode ser uma grande oportunidade de contribuir para a humanidade.

Escolher uma carreira pode não ser uma tarefa fácil, mas conhecer as possibilidades é um bom caminho. Se você está pensando em estudar química entenda como funciona a profissão e se ela se encaixa no seu perfil.

O que é química?

A química é uma das três faces da ciência, junto com a biologia e a física. É o estudo da composição, propriedades e reatividade da matéria. Devido à sua natureza de estudo da matéria, a química se sobrepõe a outros campos da ciência.

Publicidade

A química nos ajudará a resolver muitos problemas futuros, incluindo energia sustentável e produção de alimentos, gerenciamento de nosso meio ambiente, fornecimento de água potável e promoção da saúde humana e ambiental.

Portanto, vamos entender o que é esta ciência e como um químico pode atuar profissionalmente na sociedade.

Publicidade

O que os químicos fazem?

Basicamente, os químicos conduzem experimentos para estudar como os elementos funcionam em diferentes condições, testar como eles se misturam e descobrir do que são compostos, até a menor partícula.

Os químicos usam seus experimentos e conhecimentos para desenvolver medicamentos, alimentos, tecidos e outros materiais, desde luzes de néon até vidros à prova de estilhaços.

Eles também o usam para entender o mundo ao nosso redor, desde por que as folhas mudam de cor até a descoberta de poluentes invisíveis no ar.

Três razões para estudar Química:

  1. Você pode entender o funcionamento do mundo um pouco melhor: questões como “Por que as plantas são verdes?”, “Como o queijo é feito?”, “O que é sabão e como ele limpa minhas mãos?” pode ser abordado no curso de seus estudos. A química explica como as coisas funcionam e torna a vida um pouco menos misteriosa.
  2. Você pode aplicar seus conhecimentos à sua vida cotidiana. Na cozinha, por exemplo, quando você entende as reações químicas envolvidas em assar ou engrossar molhos, cozinhar pode ser a coisa mais fácil de fazer. É por isso que a química está no cerne da culinária!
  3. Muitas opções de carreira: existem muitas opções de carreira que você pode escolher após seus estudos em química. Graduados em química encontram trabalho na indústria de alimentos, no desenvolvimento e segurança de produtos, marketing e vendas e também em escritórios de patentes.

Como é o curso de química?

A química normalmente se sobrepõe a outras disciplinas científicas. Módulos comuns estudados em uma graduação de química incluem química orgânica, química física, métodos analíticos e matemática em química.

Na universidade, os alunos costumam escolher disciplinas eletivas em seu primeiro ano, o que informará o tema de sua dissertação e, possivelmente, levará a um estudo posterior. As especializações podem incluir bioquímica, química medicinal, astroquímica e química nuclear.

O ensino é composto por aulas teóricas, tutoriais e sessões práticas de laboratório, que abrangem a síntese orgânica e inorgânica (a construção de compostos utilizando as vias de reação adequadas) e a análise para determinar a concentração de um elemento ou composto.

Ao final do curso, o aluno apresenta seu trabalho de conclusão, que pode ser uma dissertação ou um artigo. Os que optaram pelo Bacharelado, saem com o título de Bacharel e os que optaram pela licenciatura podem ministrar aulas.

Que tipo de empregos posso conseguir estudando Química?

Graduados em química podem seguir dois caminhos profissionais:

Educação: como mencionado, aquele que tem formação em licenciatura pode atuar como professor de química em escolas de ensino básico desde que saem da universidade. Além disso, podem dar aulas em universidades e faculdades privadas.

Além da sala de aula, químicos desenvolvem estudos e pesquisas que envolvem a transformação de matérias. Esses trabalhos podem ser desenvolvidos em laboratórios de universidades ou de instituições.

Atuar como químico na pesquisa e na educação é uma forma de devolver à comunidade acadêmica e geral os investimentos governamentais aplicados em sua formação. Dessa forma, o profissional pode contribuir com a formação de novos químicos.

Indústria: Estatisticamente, a maioria dos químicos trabalha na indústria. Aproximadamente 60% de todos os químicos com nível de bacharel trabalham no setor privado. Químicos industriais trabalham para desenvolver e fabricar produtos e processos que aumentarão as vendas e os lucros de suas empresas.

Os principais empregadores de graduados em química nas indústrias são::

  • agroquímicos
  • metalúrgico
  • petroquímica
  • farmacêuticos
  • plásticos e polímeros
  • artigos de toalete.

No entanto, também se encontram oportunidades com empregadores em outros setores, incluindo a indústria de alimentos e bebidas, serviços públicos e pesquisa, organizações médicas e de saúde, o governo e organizações e agências de pesquisa científica.

As aplicações industriais da química afetam diretamente nossas vidas diárias – o que comemos, o que vestimos, nosso transporte, a tecnologia que usamos, como tratamos doenças e como obtemos eletricidade – para citar apenas alguns.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *