NoticiasProfissão

Estudar nutrição: entenda como funciona a profissão

O Nutricionista é o profissional habilitado para prescrever dietas e também dar orientações de alimentação saudável. A função de um nutricionista é muito mais do que ajudar aos seus clientes no processo de emagrecimento, onde o nutricionista irá atuar na promoção, manutenção e recuperação da saúde e bem-estar por meio da nutrição.

Todo o profissional graduado em nutrição desenvolve funções de orientação e vigilância da alimentação de nutrição, visto os detalhes que são comprovados na ciência e que o mesmo estudou na Universidade. O nutricionista também é o único profissional habilitado para prescrever dietas, após analisar o perfil de cada paciente e saber exatamente o que cada um pode comer.

Sabendo um pouco mais do curso de Nutrição

A maior parte dos cursos de nutrição que são certificados pelo MEC tem pelo menos 5 anos de duração. Durante a grade curricular, os estudantes irão aprendes questões sobre disciplinas gerais, filosofia e economia de marketing, além de matérias muito importantes relacionadas a atividade desse profissional, como imunologia e epidemiologia.

Publicidade

Mas para terminar a Universidade, todo aspirante a profissão de nutricionista deve ter muito empenho e passar por todas as provas, além de passar os estágios obrigatórios e por fim, conseguir o seu espaço no mercado de trabalho.

Como está o mercado de trabalho para um nutricionista?

Sabemos que o Brasil é um grande exportador de alimentos, isso contribui muito para o mercado de nutrição e seus postulantes. Somente em um ano, o país arrecada mais de 27 a 30 bilhões de dólares em média.

Publicidade

Mas sabemos que poucos ainda se importam em ter uma alimentação saudável aqui no Brasil, preferindo muito mais comidas gordurosas de restaurantes e também em fast-foods. É função de todo o nutricionista no mercado de trabalho, informar quando ou não ter uma alimentação mais gordurosa.

Mas falando do salário médio ou do piso salarial de um nutricionista, atualmente o piso nacional está avaliado em R$ 2,447,00.

As principais faculdades para fazer nutrição hoje em dia

Confira aqui algumas das faculdades mais bem avaliadas do país e que possuem o curso de nutrição em sua grade:

Região Norte

Acre: UFAC

Amazonas: UFAM, Unip

Pará: UFPA, CESUPA

Tocantins: UFT

Região Nordeste

Alagoas: UFAL, Maurício de Nassau

Bahia: UFBA, FRBA, UNEB

Ceará: UECE, Unifor

Maranhão: UFMA

Paraíba: UFPB, UFCG, FCM

Pernambuco: UFPE

Piauí: UFPI

Rio Grande do Norte: UFRN

Sergipe: UFS

Região Centro-Oeste

Distrito Federal: UNB, UCB

Goiás: UFG, PUC

Mato Grosso: UFMT

Mato Grosso do Sul: UFMS, UFGD, UCDB

Região Sudeste

Espirito Santo: UFES, UVV

Minas Gerais: UFV, UFMG, UFLA, UFTM, UFOP, UFU, PUC, UFJF, Unifal, UFJVM

São Paulo: Unicamp, USP, Unifesp, Mackenzie, Unesp, FMABC, SENAC-SP, PUC, Unisantos

Rio de Janeiro: UERJ, UFF, UFRJ, Unirio, FASE

Região Sul

Paraná: UFPR, UFFS, Unicentro, PUC

Rio Grande do Sul: UFRGS, Unipampa, UCS, UNISINOS, PUC, Feevale, UNISC, Unifra, Ulbra, UFSM, Ufpel

Santa Catarina: Unesc, UFSC

Perfil profissional do nutricionista

Primeiro de tudo, a nutrição é uma área da ciência da saúde que deverá levar em conta o comprometimento das pessoas, afinal a sua ajuda é como comparar a que um psicólogo faz, sabendo que é preciso com que o paciente se comprometa que irá seguir todas as suas recomendações, seja para perda ou ganho de peso, além de evitar doenças causadas pela má alimentação, por exemplo.

O seu perfil profissional precisa demonstrar sempre bastante atenção com todos os pacientes, carisma e uma boa comunicação, que são sempre fundamentais para ter um atendimento qualificado, mantendo clientes e conquistando mais, assim ampliando o seu nome e capital financeiro.

Lembrar sempre de honrar todas as suas qualificações, onde isso será considerável para ganhar campo no mercado de trabalho. Saiba também ser pontual e separar bem a sua vida pessoal da parte profissional.

Registro profissional para nutricionista – É necessário?

Esse é um importante detalhe para quem acabou a sua graduação. E para exercer a sua profissão, você vai precisar após a Universidade se cadastrar no Conselho Regional de Nutrição, relativo ao seu estado de residência.

O registro irá dar alguns benefícios exclusivos para os nutricionistas, onde você estará sempre regulamentado de acordo com a fiscalização da sua atuação profissional, podendo exibir o seu registro na porta do seu escritório.

Quais os maiores desafios de um profissional da saúde

O nutricionista é sim um dos profissionais mais importantes quando se fala em gestão pública. E caso você não saiba, fique tranquilo pois esse é apenas um dos seus primeiros desafios na carreira nutricional.

Uma das situações que ainda precisa mudar, é os preços e custos da nutrição clínica, ainda reservada apenas para as classes A e B. E quem não se encaixa em nenhuma dessas categorias, basta ir até um dos pontos de unidade do SUS, onde todos os postos de atendimento sempre terão pelo menos um profissional para esse atendimento.

A tecnologia é um dos maiores aliados do nutricionista assim como outras áreas da medicina, onde através de softwares e programas especializados, é possível monitorar e acompanhar notícias sobre todos os seus pacientes, desde que eles estejam conectados junto da tecnologia.

Produtos medicinais são importantes no conhecimento de qualquer nutricionista

A natureza oferece diversos produtos naturais que contribuem para o nosso bem-estar, isso inclusive é sim ressaltado por médicos, clínicos e também nutricionistas. Por isso, é importante que estude isso já na época de Universidade e que sempre esteja acompanhando esse detalhe. Alguns chás de ervas medicinais ajudam no combate ao peso, como é o caso da camomila, além de transagem, ajudando a filtrar as toxinas que serão eliminadas mais facilmente na ruina. Esses são apenas dois de muitos exemplos.

Conclusão final

A conclusão final que se tem é que a Nutrição ainda é uma área que se encontra em desenvolvimento, não apenas no cenário brasileiro, mas também em outros países que sejam mais desenvolvidos. Isso acontece pelo fato de que a saúde tem ganhado novas maneiras de ser bem vista pelo público em geral, principalmente pela tecnologia e quebra de monopólios.

Estude bastante e leia esse texto, seja você um profissional ou não da área.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *