Estudar Turismo: entenda como funciona a profissão

A indústria do turismo no Brasil está crescendo com pessoas do mundo todo e do próprio Brasil querendo explorar ainda mais o território.

Em todo o país, viajantes reservam voos para conhecer as maiores cidades, as belezas naturais e pontos de referência internacional.

O setor de turismo impulsiona exportações, gera prosperidade em todo o mundo e ainda cria uma variedade de empregos.

Os empregos são variados, por isso, há diferentes opções para atender as necessidades, habilidades e desejos dos interessados.

Por isso, é um mercado que tem muito para crescer ainda em ritmo acelerado sem demonstrar sinais de desaceleração.

O que faz um profissional de turismo

O profissional do turismo vai trabalhar com tudo o que está relacionado a viagens e a indústria hoteleira, principalmente.

Traz diversas oportunidades de treinamento para cargos na área de hospedagem, alimentação e transportes. Também pode incluir trabalhos em agências envolvidas com serviços de turismo.

A importância do turismo para os países no mundo acontece por conta dos diversos benefícios que traz ao país anfitrião.

Afinal, o turismo é muito positivo já que contribui para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, trazendo vantagens para os habitantes locais e para empresas.

Por isso, é um setor que vai além de destinos famosos e conta com profissionais que se preocupam com o bem-estar dos seus hóspedes, criando um ambiente com bons pensionatos e decoração para ser mais acolhedor.

Já que o turismo é uma área que segue crescendo em um ritmo rápido, quem viaja a negócios costuma confiar na tecnologia para se manter conectados com suas viagens.

Para que o turismo siga relevante, se torna um setor que permanece em constante mudança, sendo importante estar atento às principais tendências.

Assim, o profissional de turismo tem diversas opções de formação, podendo trabalhar em pensionatos, envolvido no acolhimento dos hóspedes.

Desde estar envolvido em sites de reservas online a sites de redes sociais para interagir com hóspedes, a indústria do turismo pode usar recursos infinitos para se beneficiar e acompanhar as tendências.

Quais as áreas de atuação para quem estuda turismo

O turismo é uma grande indústria com oportunidades praticamente infinitas. Seja para quem mora em cidade grande ou em um local histórico, vai encontrar um emprego com boa remuneração.

A área de turismo cobre acomodações, entretenimento, transporte e atividades recreativas para os viajantes.

Desde o momento em que um turista reserva voo ou um cruzeiro até o show em que ele participa antes de retornar para a sua cidade envolve essa profissão.

Por isso, o profissional pode trabalhar com a parte de reserva de voos, hotéis, recursos de entretenimento, cruzeiros e outras atividades presentes para viajantes.

Alguns dos empregos mais comuns no turismo são:

  •         Gerente de agência
  •         Gerente regional de turismo
  •         Consultor de viagens de varejo internacional
  •         Gerente de operações da companhia aérea do aeroporto
  •         Oficial de informações ao visitante
  •         Consultor de turismo
  •         Líder de turismo / guia
  •         Concierge do hotel
  •         Atendente de navio de cruzeiro

Também é possível trabalhar diretamente em um resort, hotel ou navio de cruzeiro em diferentes funções.

O profissional pode trabalhar na recepção de hotéis ou conduzindo guias desses locais com visitas guiadas.

Trabalhar em um navio, por exemplo, quer dizer movimento sem parar, fazendo o check-in de hóspedes e melhorando a experiência de viagem do turista.

Dessa forma, o profissional pode escolher o lado de viagens ou ainda focar na parte do marketing de viagens, se encarregando de campanhas de destinos ou empresas.

O mercado de trabalho para quem é profissional de turismo

Ao longo dos anos, o número de visitantes no Brasil vem aumentando, mostrando diferentes potenciais a serem explorados.

O mercado de turismo ainda tem muito a crescer no Brasil, com várias áreas a serem exploradas. No entanto, segue com espaço para crescimento.

As principais oportunidades de trabalho para o profissional de turismo giram em torno de empresas de marketing de turismo, agências de turismo, hotéis e restaurantes, empresas de transporte.

Dessa forma, podem encontrar um campo de trabalho em eventos, agências de viagem, cruzeiros, restaurantes, empresas áreas, clubes, setores governamentais, entre outros.

O profissional de turismo tem conhecimentos em planejamento e gerenciamento para realizar ações de análise e de turismo tanto para esferas públicas quanto privadas para poder aplicar seus conhecimentos.

Oportunidades, flexibilidade de habilidades e educação significam que o turismo tem um futuro muito saudável pela frente.

O setor traz uma infinidade de empregos em diferentes setores, além de oportunidades de avanço por conta das mudanças no setor de viagens.

Além disso, o investimento do governo em aeroportos, por exemplo, também abre uma quantidade de trabalho.

Há oportunidades para os profissionais de turismo em uma indústria em constante transformação que pode trazer uma carreira gratificante e duradoura.

As atividades de um profissional de turismo

Trabalhar na área traz diferentes tipos de atividades profissionais visto que há uma variedade bem grande de oportunidades de trabalho.

A indústria do turismo exige boas habilidades de atendimento ao cliente e também uma excelente habilidade de comunicação.

São profissionais que precisam se dedicar a garantir que os hóspedes e viajantes tenham o melhor momento possível, precisando ser capaz de avaliar o fluxo de trabalho e fazer alterações sempre que necessário.

É importante ter uma personalidade amigável e extrovertida como vantagem, principalmente para trabalhar em um centro recreativo ou em excursões guiadas.

Parte da experiência de trabalhar com turismo é ser rico em conhecimento e habilidades, mas também em conseguir fazer com que todos se sintam envolvidos, confortável e entretidos na experiência.

Além disso, pode ser importante ter habilidades de organização e saber realizar muitas atividades ao mesmo tempo para poder coordenar check-ins, check-outs, tempos de passeios e outras atividades.

Tudo deve ser executado da forma mais rápida possível, de forma que os profissionais de turismo mais bem-sucedidos se dediquem aos detalhes de cada tarefa.

Por isso, para quem gosta de explorar viagens sem grandes riscos, exigindo que saiba resolver problemas, ter boas habilidades com pessoas, organização, coragem e energia, o turismo tem muito espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.