NoticiasProfissão

Estudar Moda: entenda como funciona a profissão

Você tem interesse em estudar moda, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o mercado de trabalho, oportunidades de atuação e etc? Bom, vamos começar do início de tudo. A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. O que deixa claro que não é nem de longe uma profissão nova.

O ponto é que, a moda era uma profissão muito elitista. Ou seja, poucas pessoas tinham coragem de se arriscar a estudar moda, por receio de não encontrar trabalho posteriormente. Isso porque, ouvia-se muito sobre a questão de você ter nome, conhecer pessoas do ramo para indicar ou até mesmo ter dinheiro para investir em seu próprio negócio.

Porém, com as redes sociais, as pessoas começaram a entender que há espaço no mercado da moda (especialmente por conta das blogueiras), que é possível levar seu trabalho para outras pessoas dentro através de uma ferramenta, que é possível dar visibilidade e que há oportunidade… enfim, foi corrompida a ideia de que moda é somente para pessoas de classe alta.

Publicidade

Agora que já te demos essa breve explicação, vamos trazer mais informações sobre como funciona a profissão e como o profissional de moda trabalha.

Estudar Moda: o que você precisa saber sobre a graduação?

O primeiro passo para quem deseja estudar Moda é: decidir qual faculdade ou universidade cursar. Existem várias boas opções, basta colocar na ponta do lápis todos os prós e contras em relação à mensalidade, distância e etc.

Publicidade

Dependendo da área da profissão que deseja seguir, alguns cursos livres e técnicos podem ser o suficiente para você dar start na sua carreira. Existem cursos, como os de Desenho, Modelagem e de Corte e Costura que podem ser bastante úteis.

Como o mercado da moda é muito amplo e vai muito além do Brasil, a grande maioria dos estudantes de Moda ou cursos correlacionados, apostam no aperfeiçoamento de novas línguas. Isso, possivelmente, pode ser uma exigência do mercado.

Outro ponto importante para citar sobre a graduação de Moda é que apesar de ser bastante teórica, o conselho é que você tire as ideias do papel, participe de projetos práticos e crie um bom portfólio. Na hora de começar a atuar na área, ter essas experiências, mesmo que dentro da academia ainda, podem te garantir boas vagas.

Como funciona o dia a dia desses profissionais?

Como dito anteriormente, Moda é uma profissão muito ampla, que vão além das tendências brasileiras. Geralmente, as pessoas gostam muito por ser algo que envolve muita criatividade (sim, é necessário ser muito criativo para ser um profissional de moda!) e envolve um trabalho bastante manual, tanto na parte de desenho, desenvolvimento de um conceito e até mesmo a parte de costume até mesmo para roupas infantis.

Além disso, é um trabalho extremamente mutável, as tendências mudam e você precisa estar o tempo todo estudando e se atualizando. Ou seja, rotina não tem vez para esses profissionais.

O mercado de trabalho para o profissional de Moda

Como dito no início deste artigo, ser estilistas, criar sua própria marca e etc; é realmente muito concorrido. Claro que com as ferramentas de comunicação e divulgação, as coisas ficaram um pouco mais acessíveis.

Porém, de qualquer forma, há outros caminhos a ser seguido dentro da Moda, um grande exemplo são as lojas e magazines que estão cada dia mais em crescimento e buscando por profissionais de qualidade para estar ao lado.

Outra opção válida também é o setor de confecções que se encontra em alta, com grandes oportunidades. Ou seja, possibilidade não falta, e sempre está surgindo espaços novos de atuação.

Só que, há coisas que nunca mudam, uma delas é o networking. Se você quer seguir carreira em moda, é necessário ter contatos, conhecer pessoas, divulgar seu trabalho, buscar indicações e etc.

Antigamente, esse networking era um pouco mais complexo, você precisava conhecer alguém que conhecia alguém que poderia te indicar. Hoje, você consegue fazer boas conexões somente com as redes sociais, conhecendo pessoas que moram em outra cidade, estado ou, até mesmo, país.

Agora que já sabe o que é necessário para estudar Moda e como funciona a profissão na prática, queremos saber: gostou de artigo? Suas dúvidas foram respondidas? Compartilhe esse texto com alguns dos seus amigos que tenham interesse em Moda.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *