Inep divulga Tema da Redação do Enem 2019

Por Atualizado em 03/11/2019 15:31

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 farão a Redação neste domingo, dia 03 de novembro. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. É a terceira vez que a redação é aplicada no primeiro dia. Além da redação os participantes também farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde deste domingo o Tema da Redação do Enem 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

“Vou dar um furo para vocês que me pediram esses dias qual é o tema da redação: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Esse é o tema”, afirmou Weintraub.

O ministro, que de manhã chegou a publicar vídeos nos centros de controle do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), viajou até Palmas, no Tocantins, e gravou o vídeo em frente a um colégio da Polícia Militar.

Em 2018 o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. As provas começam às 13h30 e os participantes terão 5 horas de 30 minutos para resolvê-las. Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a Videoprova Traduzida em Libras, terão duas horas a mais de prova. É a terceira vez que o Enem é aplicado em dois domingos consecutivos e que as áreas de conhecimento são divididas dessa forma. Assim, a demanda cognitiva do participante está organizada de maneira mais inteligente e integrada.

Assim como ocorreu no Enem 2018, não será atribuída nota zero à redação que violar os Direitos Humanos. No entanto, recomenda-se que sejam respeitados, pois poderá ser penalizado em uma das competências avaliada na redação.

Continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante – Redação no Enem 2018. O Respeito aos Direitos Humanos será considerado na correção como previsto na competência 5: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”

O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.

Regras

O participante só poderá ausentar-se em definitivo da sala de provas após 2 horas do início da aplicação. O Caderno de Questões só poderá ser levado para casa quando o participante deixar em definitivo a sala de prova nos 30 minutos que antecedem o término da prova. O descumprimento dessas duas regras é motivo para eliminação do Exame. São motivos para receber nota zero na redação:

  • fuga total ao tema;
  • não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • extensão de até sete linhas;
  • cópia integral de texto motivador da proposta de redação e/ou de textos motivadores do Caderno de Questões;
  • impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local designado para assinatura do participante;
  • texto integralmente em língua estrangeira;
  • folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Na edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 55 candidatos, entre os mais de quatro milhões de participantes, alcançaram a nota máxima da redação. Entre eles está Lucas Felpi, de 17 anos, que decidiu ajudar outros estudantes a se prepararem para esta prova com um compilado das melhores redações do Enem 2018. Para isso, o jovem entrou em contato com outros candidatos que também receberam nota 1000 na redação e compilou todos os textos em uma apostila intitulada “Cartilha Redação a Mil”.


GUIA DO ENEM 2019

O Portal VestibulandoWeb reuniu as principais informações para quem vai fazer as provas do Enem 2019. Cadastre-se e receba o Guia do Enem 2019 em seu email, GRATUITAMENTE.


Comentários