EnemNoticias

Enem 2019: cartilha traz dicas para uma Redação nota 1000

Neste domingo, dia 03 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes fazem as provas do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Os candidatos deverão responder a 45 questões de cada área de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar uma redação.

A redação é uma das partes do exame que mais gera preocupação entre os estudantes, uma vez que é responsável por grande parte do valor da nota final obtida no exame. No entanto, há orientações a serem seguidas que podem favorecer a obtenção de uma nota muito boa, e quem sabe, até uma nota mil na redação. Além das técnicas para a escrita no modelo dissertativo-argumentativo, o participante deve introduzir ao texto todo o repertório sociocultural que melhor baseie a sua argumentação.

Caso o candidato tenha dúvidas, pode conferir a cartilha “Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante“. A cartilha, entre outros assuntos, traz sete modelos de redações escritas no Enem 2018 que alcançaram nota máxima no exame. Com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, dos 4 milhões de participantes apenas 55 produziram redações nota mil. Especialistas do Inep analisaram os textos publicados na cartilha, explicando ponto a ponto as produções.

Publicidade

Motivos que zeram a redação

  • fuga total ao tema;
  • não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • extensão total de até 7 linhas;
  • cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões;
  • impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
  • números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;
  • parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • texto predominante ou integralmente em língua estrangeira; e
  • folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Enem 2019

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 03 e 10 de novembro. O exame é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior público no país, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e nas faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Ao todo, 42 instituições de Portugal já aceitam as notas obtidas no Enem para ingresso nas suas graduações.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *