Enem 2019: cartilha traz dicas para uma Redação nota 1000
Neste domingo, dia 03 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes fazem as provas do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Os candidatos deverão responder a 45 questões de cada área de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar uma redação.
A redação é uma das partes do exame que mais gera preocupação entre os estudantes, uma vez que é responsável por grande parte do valor da nota final obtida no exame. No entanto, há orientações a serem seguidas que podem favorecer a obtenção de uma nota muito boa, e quem sabe, até uma nota mil na redação. Além das técnicas para a escrita no modelo dissertativo-argumentativo, o participante deve introduzir ao texto todo o repertório sociocultural que melhor baseie a sua argumentação.
GABARITO ENEM 2023
Clique e se cadastre para receber o Gabarito do Enem 2023
Caso o candidato tenha dúvidas, pode conferir a cartilha “Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante“. A cartilha, entre outros assuntos, traz sete modelos de redações escritas no Enem 2018 que alcançaram nota máxima no exame. Com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, dos 4 milhões de participantes apenas 55 produziram redações nota mil. Especialistas do Inep analisaram os textos publicados na cartilha, explicando ponto a ponto as produções.
- Temas da Redação do Enem; confira o que já caiu
- Enem 2019: professores dão dicas para o 1º dia de provas
Motivos que zeram a redação
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- extensão total de até 7 linhas;
- cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
- números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;
- parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
- texto predominante ou integralmente em língua estrangeira; e
- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Enem 2019
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 03 e 10 de novembro. O exame é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior público no país, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e nas faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Ao todo, 42 instituições de Portugal já aceitam as notas obtidas no Enem para ingresso nas suas graduações.