Sangramento na gengiva: quais as causas


O corpo é uma máquina integrada, isso significa que todas as peças trabalham em conjunto e, quando algo vai mal, variados sinais podem aparecer, e um deles é o sangramento na gengiva.

A saúde bucal está relacionada com os problemas que podem ser causados na gengiva e nas dentições, bem como pode influenciar na saúde geral, como desencadear questões pulmonares ou cardiovasculares, desmistificando que seu cuidado se restringe aos dentes.

Os dentes são uma parte bastante importante para uma maior qualidade de vida, entretanto, quando algo vai mal, o sangramento na gengiva pode significar que é preciso uma melhora no quesito da saúde.

No presente artigo abordaremos sobre as possíveis causas do sangramento na gengiva e como ela pode ser cuidada para que alguns procedimentos, como o implante dentário, possa ser feito de maneira adequada e segura.

Por que a gengiva sangra?

Se ao morder uma maçã ou escovar os dentes houver sinais de sangue, é um indicativo que a saúde bucal não vai bem, principalmente de que a gengiva não está saudável.

Muitas pessoas, entretanto, acreditam que quando isso ocorre a situação será resolvida sozinha, porém, isso não é uma realidade. Assim, ao perceber esse tipo de sinal é necessário procurar o dentista para verificar a condição.

São muitos os fatores que podem fazer com que uma gengiva sangre, desde maus hábitos de higiene bucal até mesmo uma má manutenção do aparelho ortodôntico.

Entretanto, as maiores causas para que a gengiva sangre estão relacionadas a uma infecção, que é comumente chamada de gengivite, ou a evolução dela, chamada de periodontite.

No tópico abaixo abordaremos sobre as principais causas relacionadas ao sangramento gengival.

As principais causas do sangramento gengival

Neste tópico abordaremos de forma mais aprofundada sobre algumas das causas principais para o aparecimento do sangramento na gengiva.

Conhecer essas causas é importante para identificar se o problema está mesmo na gengiva e recorrer ao apoio profissional mais adequado.

  1. Má escovação

A ausência de uma escovação adequada ou uma escovação mal feita, principalmente com muita força, pode causar várias lesões e acarretar no sangramento da gengiva.

Também ocorre que as pessoas, com medo de agravar os sintomas, começam a evitar uma limpeza mais profunda, o que pode originar a gengivite e piorar o quadro da infecção.

Dessa maneira, é importante ir ao dentista, para verificar a melhor forma de higienização dos dentes, sem que haja lesões na gengiva.

  1. Falta de vitaminas

A má escovação dos dentes pode gerar a inflamação na gengiva, que pode levar a necessidade de uma extração de dente.

Entretanto, outro componente que pode causar sangramento na gengiva é a falta de vitaminas.

A ausência de determinadas substâncias, principalmente a vitamina C, pode gerar um quadro de gengivite, pois esta substância ajuda em aspectos como:

  • Fortalecimento de ossos;
  • Melhora das cartilagens;
  • Reparação dos ossos;
  • Fortalecimento da gengiva.

Os níveis baixos das vitaminas K também geram deficiência na coagulação do sangue, o que favorece o aparecimento de lesões e, consequentemente, faz com que a gengiva sangre.

  1. Gengivite e periodontite

A gengivite consiste em uma inflamação na gengiva e ela só é percebida quando escovamos os dentes ou quando o fio dental é usado, fazendo com que o sangue apareça.

Como o quadro de gengivite pode doer durante a escovação, as pessoas não cuidam muito bem da higienização, o que favorece o acúmulo de bactérias entre os dentes e a gengiva, o que evolui para a gengivite.

Além disso, se não for bem tratada, a infecção pode gerar uma periodontite, que atinge a raiz dos dentes e pode levar à queda das estruturas.

  1. Tabagismo

O ato de fumar pode ser bastante prejudicial à saúde, podendo estar atrelado ao sangramento da gengiva. Mas, lembre-se, nem sempre esta condição é a causa original, mas pode prejudicar os tratamentos da boca e causar danos à dentição.

  1. Próteses dentárias

Quando as próteses dentárias são mal colocadas, podem gerar problemas, principalmente hemorragias. Aparelhos ortodonticos muito apertados também podem causar lesões na boca e sangramentos na gengiva.

Por esse motivo, é crucial que profissionais especializados e clínicas idôneas sejam procuradas para realizar os tratamentos, garantindo a saúde bucal.

Essas são algumas das causas que geram o sangramento na gengiva e, para tratar, é preciso procurar um dentista que fará a melhor avaliação quanto ao tratamento.

A internet pode ser uma ferramenta muito importante para buscar por uma “restauracao de dente quanto custa” ou mesmo os melhores dentistas que são especializados em gengiva.

Assim, é possível cuidar dos dentes e da gengiva e ter uma melhor qualidade de vida.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.