Sisu

Sisu 2019 terá mudanças na lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma completo bem como o edital contendo as regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019. As inscrições no SISU 2019-1 serão realizadas de 22 a 27 de janeiro de 2019. O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira, dia 24, que o prazo para inscrições no Sisu 2019 foi prorrogado até as 23h59 do dia 27 de janeiro, domingo. Inicialmente as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2019 seria realizada de 22 a 25 de janeiro. Os candidatos podem concorrer a uma vaga em instituição do Ensino Superior usando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 130 instituições públicas de ensino superior do país.

Mudanças na lista de espera do SISU 2019-1

A principal novidade deste ano no Sisu é a mudança na lista de espera. Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga nas universidades deverão se inscrever de 22 a 25 de janeiro de 2019 pela internet. O resultado será divulgado em 28 de janeiro.

Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Entretanto, de acordo com o edital publicado para o Sisu 2019, isso não será mais permitido.

Publicidade

Será realizada uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

De acordo com o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu.”

Publicidade

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Calendário do Sisu 2019

Inscrições: 22 a 25 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro
Site: https://sisu.mec.gov.br/

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *