NoticiasSisu

MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu 2019

O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde desta quinta-feira que estão prorrogadas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. Os candidatos terão até as 23h59 de domingo (27) para se inscreverem. A data de encerramento das inscrições estava prevista para sexta-feira, dia 25. A divulgação do resultado do Sisu 2019 segue mantida para a segunda-feira, dia 28.

De acordo com a nota informativa do MEC, a decisão foi tomada “para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes”. Ainda de acordo com a nota, o site do Sisu 2019, que ficou instável nos dois primeiros dias de inscrição, “está funcionando de forma estável nesta quinta-feira”. A pasta diz que “continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável” e que “a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos”.

Mudanças na divulgação das notas de corte do Sisu 2019

Além da prorrogação do prazo de inscrições dos candidatos, o MEC optou por retornar à regra de informe de notas de corte parciais para o esquema de 2018. A divulgação, portanto, volta a ser feita uma vez ao dia, à 0h, e não mais em vários horários como vinha sendo feito nesta edição. Com isso, espera-se que o sistema fique estável o suficiente para permitir que todos os candidatos possam se inscrever sem problemas.

Publicidade

Nota do Ministério da Educação (MEC), na íntegra:

“Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.

Publicidade

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.”

Lentidão no site do Sisu 2019

A decisão do MEC foi tomada porque o site do Sisu 2019 apresentou instabilidades desde a abertura das inscrições, no dia 22 de janeiro, e algumas falhas. Nesta quinta-feira, alguns estudantes reportaram falhas de segurança no sistema do Sisu 2019, informando que ao tentarem acessar sua inscrição, acabaram vendo os dados de outros candidatos. Isso gerou vários memes do Sisu 2019 nas redes sociais.

Falha no site do Sisu 2019 expõe dados de candidatos (Imagem: Twitter)

O MEC informou que sobre a falha que direcionava candidatos à inscrição de outros concorrentes, “a área técnica apurou os casos apresentados com o objetivo de garantir a segurança”.

Calendário do Sisu 2019

Apesar do adiamento do fim das inscrições, as datas da divulgação do resultado e os prazos para matrículas e listas de espera foram mantidas pelo MEC. Veja o calendário:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Inscrições: 22/1 a 27/1
  • 1ª chamada: 28/1
  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *