Sisu

SISU 2019 – Faça sua Inscrição

Os estudantes que desejam ingressar nas melhores instituições públicas de ensino superior em 2018 devem ficar atentas ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2019. O período de inscrições do SISU 2019 será de 22 a 25 de janeiro de 2019.

O SiSU foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e é responsável pela seleção de estudantes para as vagas oferecidas em universidades e institutos públicos (estaduais e federais) de todo o país.

Desde a criação do novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, algumas instituições passaram a substituir seus processos seletivos pelo SiSU. O sistema seleciona os candidatos de acordo com as notas obtidas no último Enem aplicado. A cada ano, o número de instituições que ofertam vagas pelo sistema vem aumentando.

Publicidade

Inscrições SiSU 2019

O processo de seleção do SiSU 2019 ocorrerá duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre, provavelmente nos meses de janeiro e junho, respectivamente.

Os estudantes interessados em participar do SiSU 2019 deverão utilizar as notas alcançadas no Enem 2018 e se inscrever de 22 a 25 de janeiro de 2019. O edital do SISU 2019 foi publicado nesta quarta-feira, dia 21 de novembro. É condição para participar do sistema que o candidato tenha obtido nota diferente de zero na redação do Enem 2018.

Publicidade

A inscrição no SiSU 2019 deverá ser efetuada exclusivamente através do site oficial do sistema, disponível no endereço eletrônico https://sisu.mec.gov.br.

Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso e até mesmo alterá-las durante todo o prazo de inscrição, sendo consideradas válidas as últimas opções salvas pelo candidato.

Resultado SiSU 2019

Ao final do prazo de inscrições, o próprio sistema divulga a chamada regular com os candidatos selecionados. O resultado do SISU 2019, na forma de chamada única, será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019 e os candidatos selecionados devem entrar em contato com as instituições para as quais se inscreveram para efetivar a matrícula.

O estudante que não for selecionado poderá ainda participar da lista de espera do SiSU 2019, podendo ser convocado posteriormente pela própria instituição, caso existam vagas ainda não ocupadas.

Enem 2018

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade Para Todos), a prova se tornou o maior vestibular do país.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *