NoticiasSisu

Confira as notas de corte do SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 apresentou uma novidade neste primeiro dia de inscrições do primeiro semestre. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) esta novidade permanecerá até o último dia de inscrições: o sistema atualizava as notas de corte parciais de cada curso em cinco momentos do dia: 0h, 7h, 12h, 17h30 e 20h. De acordo com o edital do Sisu 2019, as notas de corte do Sisu 2019 seriam atualizadas à meia-noite, diariamente, até o prazo final, na sexta-feira (25). No entanto, o Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira, dia 24, que o prazo para inscrições no Sisu 2019 foi prorrogado até as 23h59 do dia 27 de janeiro, domingo. Inicialmente as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2019 seria realizada de 22 a 25 de janeiro. Além disso, as notas de corte passarão a ser divulgadas novamente à 0h de cada dia, de forma a não sobrecarregar o sistema, e garantir que todos tenham acesso para realizar suas inscrições.

Durante o primeiro dia de inscrições do Sisu, candidatos estranharam que as notas de corte apareciam e eram atualizadas ao longo do dia. É importante que o candidato faça o acompanhamento dessas notas de corte. Na sexta-feira, último dia para a participação no Sisu, os candidatos devem ficar atentos – às 20h, as notas de corte poderão mudar novamente.

Como funcionam as notas de corte?

Até a edição do Sisu 2018-2 (Sisu 2018 do segundo semestre), o Ministério da Educação (MEC) divulgou, uma vez por dia, depois de 0h, uma nota de corte parcial para cada modalidade e curso. Trata-se de uma referência para ajudar o estudante a se inscrever em uma opção na qual realmente tenha chances de aprovação, uma vez que esta nota é a mínima necessária para aprovação naquele momento, considerando aquele curso e modalidade.

Publicidade

A nota de corte é calculada da seguinte forma: supondo que sejam 20 vagas de ampla concorrência no curso de Medicina, na Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Considere que, inicialmente, 60 candidatos se inscrevem para essa opção. Desses 60, serão aprovados os candidatos que tiverem as 20 maiores notas no Enem 2018. Ou seja: a nota de corte será a 20ª mais alta. Por exemplo: 803 pontos.

Caso outros alunos, com notas ainda maiores, se inscrevam na sequencia, essa nota de corte irá subir. Por isso, é importante que o candidato acompanhe e faça sua escolha em uma opção em que haja chance real de aprovação. Se a nota do candidato for próximo de 600, por exemplo, dificilmente ele será selecionado em um curso cuja pontuação mínima seja 803. Vale procurar outra opção, avaliar outra modalidade (é importante conferir a documentação comprovatória em cada modalidade) ou outra universidade.

Publicidade

É bom que o estudante tenha clareza no significado da nota de corte: é só uma referência. Mesmo após a divulgação da última nota de corte do SISU 2019, às 20h da sexta-feira, outros participantes podem se inscrever até o final do período de inscrições – o que implica em mudança na nota mínima para ser aprovado.  Logo, só será possível saber se o candidato foi de fato aprovado quando for publicado o resultado com a chamada regular do Sisu 2019, na segunda-feira, dia 28.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *