NoticiasSisu

SISU 2022: UFRJ anuncia 5,2 mil vagas para o primeiro semestre do ano

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fez o anúncio de que vai ofertar um total de 5.223 vagas na 1ª edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Lembrando que para participar dos processos seletivos que fazem parte do SISU, é necessário ter feito a última edição do Enem. Ou seja, o Enem 2021. Somente assim é possível concorrer às oportunidades.

De acordo com o termo de adesão da UFRJ ao SISU 2022, do total de vagas, 2.595 delas são direcionadas para os candidatos que se enquadram na modalidade de Ampla Concorrência. As demais 2.628 vagas restantes, por outro lado, são destinadas para os estudantes da rede pública de ensino, de acordo com a previsão da lei de número 12.711, de 2012, também conhecida popularmente como a Lei das Cotas.

Ao todo, a UFRJ oferta 139 opções de cursos de graduação. Para o curso de Medicina, por exemplo, que costuma ser a graduação que é mais buscada pelos estudantes no processo de seleção, há 100 (cem) vagas sendo oferecidas para o ingresso já no 1º semestre de 2022.

Publicidade

Os campus da UFRJ da capital do estado, Rio de Janeiro, são os seguintes:

  • Cidade Universitária Praia Vermelha
  • Escola de Música
  • Faculdade de Direito
  • Largo São Francisco
  • Observatório do Valongo

Os outros dois campus da UFRJ estão localizados no interior do estado do Rio. Estes estão alocados nas cidades de Duque de Caxias (Campus Xerém) e de Macaé.

Publicidade

SISU UFRJ 2022 – Pesos e Notas de Corte

Todos os estudantes inscritos no SISU são selecionados por meio das notas que eles tiraram no Enem. No SISU 2022, as notas obtidas no Enem 2021 vão ser avaliadas.

De acordo com o atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, as notas do Enem serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no mês de fevereiro de 2022. Este é o prazo oficial.

Para concorrer a 1 (uma) vaga em algum curso de graduação da UFRJ por meio do SISU, o estudante precisa ter tirado, ao menos, 300 pontos na Prova de Redação do Enem. Já nas demais provas, por sua vez, não há nota mínima. Porém, ainda assim, o candidato não pode ter tirado nota zero em alguma das disciplinas que são cobradas na avaliação.

Os pesos de cada área de conhecimento que é cobrada na prova do Enem variam de acordo com o curso de graduação pretendido. E, por mais uma vez, utilizando como exemplo o curso de Medicina da UFRJ, temos que: as notas da Prova de Redação e de Ciências da Natureza tem peso 4, enquanto a prova de Linguagens e Matemática tem peso 2 e a de Ciências Humanas, peso 1.

Outro bom exemplo que aqui pode ser citado é o curso de Direito da UFRJ. No caso deste curso, a Prova de Redação tem peso 3, a prova de Ciências Humanas e Linguagens tem peso 2 e, por fim, a prova de Ciências da Natureza e Matemática tem peso 1.

Por isso, vale a pena conferir qual é o peso que é atribuído para cada área de conhecimento do Enem no caso do curso da UFRJ no qual você tem o interesse de entrar.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *