EnemNoticias

Veja como ter acesso a todas as provas e gabaritos do Enem em 2021

Você vai fazer o Enem 2021? Uma das melhores formas de se preparar é ter e refazer, todas as provas e gabaritos do Enem. Abaixo separamos as informações de como acessar o site do Inep, plataforma oficial do órgão responsável pelo exame e baixar todos os materiais.

Na preparação desse grande exame, nada melhor que testar seus conhecimentos através das provas antigas do Enem, assim você pode além de conhecer os tipos de questões como também como está seu desempenho.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino no país.

Publicidade

No começo a prova era bem diferente das atuais, e nem tinha o mesmo objetivo.

Atualmente, a prova do Enem é referência para o ingresso no ensino superior e para a obtenção de bolsas de estudo no Brasil e no exterior.

Publicidade

Nesse sentido, com essa mudança, foi criada uma expectativa sobre o exame do Enem, sendo uma das provas mais temidas, e ao mesmo tempo, mais procuradas pelos estudantes, principalmente após saírem do ensino médio.

Mas, independentemente de seus objetivos, se você se dá bem nesse exame precisa estudar.

Até porque, sim, hoje as faculdades públicas são muito concorridas, e dependendo do curso optado, sua nota precisa ser superior aos concorrentes.

Dessa forma, sabendo disso, um dos melhores caminhos é usar como material de estudos as provas e gabaritos do Enem.

Aqui você vai encontrar dicas sobre o exame, como estudar e onde encontrar provas e gabaritos do Enem. Vamos juntos?

Dicas sobre a prova do Enem

Como esse exame é importante, pode decidir seu futuro acadêmico, vamos colocar aqui algumas dicas para lhe ajudar a se preparar bem para essa prova.

Leia o Manual

Parece básico, mas creio que muitos dos candidatos não leem o manual, você pode dizer que o manual não cai na prova, e isso é verdade, porém lá você vai entender toda estrutura do exame do Enem. Principalmente os assuntos de cada prova.

Saiba as regras

Algumas regras devem ser observadas. Além disso, fique atento, pois algumas podem lhe desclassificar. E o pior, se isso acontecer num instante você perdeu todo ano.

Leia as questões com atenção

Um dos pontos fortes do Enem, é a interpretação de textos, e isso está presente em todas as provas, então pratique muito.

Você vai perceber que nessas provas se usa muito temas da atualidade, então é bom saber o que está acontecendo.

Uma dica importante é ler assuntos que não te agradam, pois esses são os que podem te assustar.

Faça as Provas Antigas

Se você quer conhecer, como já falamos anteriormente, o tipo de questões nada melhor que buscar provas antigas. Você saberá como são formuladas. E, desta forma, pode se acostumar com o estilo.

No entanto, vale lembrar que outro ponto importante, é que as provas anteriores vão lhe ajudar.

Com enunciados fora do padrão, as provas são grandes. Portanto, se você não se acostumar pode ficar surpreso e perder o controle do tempo.

Pratique a Redação

É importante treinar não só para as provas objetivas, mas também para a redação. A melhor forma de fazer isso é escrevendo bastante.

Pratique o modelo exigido no Enem usando os temas que já apareceram no Exame.

Lembre-se que sua redação deve respeitar os direitos humanos e que você precisará defender um ponto de vista, além de apresentar uma proposta de intervenção social para o problema abordado.

Descanse antes do exame

Descanse na noite anterior à prova. Não será na noite anterior da prova que você aprenderá o segredo do exame. O estudo deve ser constante e intenso, durante todo o ano, desde o início do ensino médio.

Além disso, lembre-se que as provas são grandes e cansativas. Você precisa estar preparado para isto.

Portanto, se não tiver cuidado pode perder o tempo, pois se estiver cansado ou estressado seu rendimento será menor.

Na noite anterior, aproveite para relaxar e descansar, isso será bem proveitoso.

Provas e Gabaritos

Desde o começo dissemos a importância de estudar usando as provas antigas do exame do Enem. Os motivos já explicamos.

Assim, para você encontrar as provas anteriores e seus gabaritos, basta acessar o site do Inep aqui você poderá fazer o download desse material e se preparar melhor, entrando no clima do exame.

Um bom preparo não envolve somente o conhecimento teórico, mas principalmente o prático, estudar pelas provas anteriores vai te ajudar na parte prática da preparação.

Agora que você está por dentro de todos os principais passos para realizar uma boa prova do Enem, e se dar bem, o que está esperando? Não tem segredo, o negócio é estudar online e praticar, pois será isso que vai ajudar a se aproximar do sucesso.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *