NoticiasVestibular

Unicamp 2022: confira período de inscrições

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira, 20 de maio, as datas das provas e o período de inscrições do Vestibular 2022. De acordo com a comissão organizadora (Comvest), a 1ª fase será realizada em 21 de novembro, enquanto a 2ª fase ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.

Os candidatos interessados em se inscrever terão de 2 de agosto a 8 de setembro, por meio da página oficial. A taxa de inscrição será de R$180. Os candidatos podem solicitar isenção da taxa do Vestibular Unicamp 2022 no período de 24 de maio a 15 de junho.

A Unicamp destaca que o reajuste no valor da taxa, R$10 em relação ao processo seletivo anterior, foi necessário porque a alta mais recente ocorreu há quatro anos. Na edição 2021, ela registrou recorde de isenções concedidas: foram 9.724 contemplados.

Publicidade

Vestibular 2022

Ao contrário da edição anterior, que teve a 1ª fase realizada em dois dias para evitar aglomeração de candidatos, o novo cronograma prevê a retomada de dia único para o início do processo seletivo.

“Durante a semana nós teríamos dificuldades logísticas de encontrar mais salas de aula e estamos com uma expectativa, um tanto quanto otimista, de que a situação de controle da pandemia em novembro esteja melhor […] Neste sentido, vamos manter tudo que for recomendado pelas autoridades de saúde, provavelmente com as mesmas lógicas de distanciamento, porém nós temos condições de fazer em único dia, mesmo que para isso tenhamos que buscar muito mais escolas para poder receber todos os candidatos inscritos”, explica o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Publicidade

Segundo ele, na edição anterior a 1ª fase também ocorreu em dois dias porque janeiro é um mês de férias escolares, e a comissão conta com avanço da vacinação e queda na circulação do novo coronavírus. “É um período letivo, marcar dois dias de provas com dias úteis, dificultaria a aplicação.”

Ainda de acordo com a Comvest, se necessário, o calendário do processo seletivo pode ser ajustado quando forem divulgadas as datas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021.

“O calendário foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo, com o objetivo de evitar que as datas coincidam e, assim, facilitar a participação dos candidatos interessados em mais de um processo seletivo”, diz nota.

Habilidades específicas

A Unicamp informou que as provas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música serão realizadas em setembro e outubro, mas as datas estão indefinidas.

Já para as demais carreiras – arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança – elas ocorrerão entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2022, destacou a universidade.

Provas da Unicamp 2022

O formato das avaliações será o mesmo da edição anterior:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • 1ª fase: 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas (antes da pandemia eram aplicadas 90 perguntas para até 5 horas de avaliação);
  • 2ª fase: a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura:
    no primeiro dia, a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura: redação, além de questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa;
    no segundo dia, o exame terá perguntas dissertativas para todos convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Além disso, serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Calendário Vestibular 2022 da Unicamp

  • Inscrições: 02/08 a 8/9/2021
  • 1ª fase: 21/11/2021
  • 2ª fase: 16/01/2022 e 17/01/2022
  • Provas de habilidades específicas outros cursos: (setembro e outubro, datas indefinidas)
  • Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 21/01/2022
  • Divulgação da primeira chamada: 14/02/2022
  • Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a definir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *