NoticiasVestibular

Vestibular Unicamp 2024: veja os dez cursos mais concorridos

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou um incremento de 5% nas inscrições para o Vestibular 2024, alavancando o total de aspirantes para 64.705, em contraste com os dados dos anos anteriores.

O processo seletivo deste ano oferece 2.537 oportunidades acadêmicas distribuídas em 69 distintas graduações. Em 2023, a Unicamp contabilizou 61.626 inscrições, enquanto que em 2022, o número foi de 63.301. Esse avanço é um indicativo do contínuo interesse dos estudantes nos cursos disponibilizados pela renomada instituição.

Notavelmente, este ano, 13,7 mil estudantes valeram-se da opção de inscrição automática através da modalidade Enem-Unicamp, introduzida no formulário de inscrição do vestibular.

Publicidade

Essa opção tem como alvo principal estudantes oriundos de escolas públicas, dos quais 84% aderiram a esta facilidade, apresentando um leve crescimento em relação aos 82% do ano anterior, quando essa modalidade foi introduzida.

Cursos mais concorridos Vestibular Unicamp 2024

O levantamento dos cursos mais demandados revela uma tendência ascendente pela área de Computação. Destacam-se três cursos desta esfera entre os 10 mais visados: Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, evidenciando a crescente procura e o prestígio da Unicamp nas carreiras tecnológicas.

Publicidade

O diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, observou que, apesar do curso de Medicina não ter presenciado um aumento nas inscrições, o crescimento de 5% foi notavelmente distribuído entre outros cursos.

Especificamente, a demanda pelo curso de Ciência da Computação, que continuou a crescer, reflete a estima e o reconhecimento elevado da Unicamp nas carreiras vinculadas à Computação.

Entre as graduações mais concorridas, além das já mencionadas, incluem-se: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Comunicação Social-Midialogia; Farmácia; História; Ciências Econômicas (Integral e Noturno) e Enfermagem.

A relação candidato-vaga média intensificou-se, passando de 24,3 para 25,5 este ano, sugerindo uma competição mais acirrada.

O Vestibular 2024 da Unicamp demonstra não apenas a contínua atratividade da instituição, mas também a evolução do interesse dos candidatos nas carreiras tecnológicas, um reflexo talvez do mundo digital em que vivemos.

Este crescimento é um testemunho do compromisso da Unicamp em oferecer educação de excelência, correspondendo às expectativas e necessidades dos estudantes em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e tecnologicamente orientado.

Datas das provas Vestibular Unicamp 2024

– A primeira fase será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e a segunda fase acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, no mês de dezembro de 2023.

– A segunda etapa será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.

– Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro).

– Demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2023.

– Desta maneira, o Vestibular Unicamp 2024 terá, pela primeira vez, a aplicação de todas as suas provas ocorrendo até o final do ano.

Resultado do Vestibular Unicamp 2024

Conforme Manual do Candidato, no dia 29 de janeiro de 2024, será liberada a lista de convocados em 1ª chamada, até as 15h00, por meio do site da universidade. Nos dias 30 e 31 de janeiro serão realizadas as matrículas dos aprovados.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *