NoticiasProfissão

Estudar Ciências Biológicas: entenda como funciona a profissão

O curso de Ciências Biológicas é um dos mais amplos e oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Outra característica ímpar da biologia é a possibilidade de incrementação do currículo através de cursos livres, especializações e qualificações.

Um currículo recheado pode fazer a diferença na hora de exercer a profissão. Por isso, investir em capacitações é de extrema importância.

Mas afinal, o que é biologia? O que faz um biólogo? Entenda a importância do curso e as vantagens de escolher esta profissão.

Publicidade

O que é a biologia?

Biologia é o estudo científico da vida e dos organismos vivos e pode se concentrar em muitas coisas, por exemplo: como um organismo veio a existir, como é construído, como cresce, como funciona, o que faz ou onde vive e etc.

Um biólogo é um cientista que estuda esses organismos e sua relação com o meio ambiente.

Publicidade

O curso de Biologia

O curso de Biologia, também conhecido como Ciências Biológicas, existe em duas modalidades distintas. O aluno pode escolher entre a licenciatura e o bacharelado. Ambos têm o mesmo tempo de duração, entre quatro e cinco anos.

A diferença entre as duas modalidades está no desempenho da profissão depois que o aluno estiver formado. Sendo assim:

  • Licenciatura: aquele que opta pela licenciatura poderá exercer a função de de professor logo após sua formação.
  • Bacharel: o aluno que se forma em um bacharelado será um pesquisador, a menos que faça um mestrado ou especialização que o permita lecionar.

Grade Básica do Curso

As matérias abordadas no curso são sobre  Anatomia Humana, Botânica, Microbiologia, Zoologia, Biodiversidade, Genética e outras. Enquanto o aluno em formação de licenciatura se foca mais na preparação para a sala de aula (didática), o aluno de bacharelado conta com aulas práticas e saídas a campo.

A grade curricular é definida pelas universidades de acordo com as exigências do Ministério da Educação. Devem ser contempladas obrigatoriamente disciplinas como: Anatomia Humana, Biofísica, Biologia Celular e molecular, Bioquímica, Biotecnologia, Ecologia, Educação Ambiental, Evolução, Fisiologia Humana e Vegetal, Genética,

Histologia e Embriologia, Parasitologia, Patologia e Zoologia.

Quais carreiras seguir depois de formado?

Conquistar uma carreira em biologia geralmente exigirá mais estudos, especialmente se seu objetivo final for trabalhar em pesquisa ou saúde. Para uma carreira em pesquisa biológica, um estudo mais aprofundado normalmente significa completar um curso extra, um  mestrado, doutorado ou PhD em uma área mais especializada.

Os empregos de pesquisa em biologia são competitivos, portanto, a experiência prática de trabalho em um laboratório é normalmente vital. Os cursos de biologia oferecem um estágio em sua grade curricular, justamente para que o aluno adquira as práticas necessárias para a vivência na profissão.

Caso o aluno deseje seguir uma carreira na área de saúde é exigida alguma qualificação após a graduação ou mesmo junto dela, como um diploma de especialização em virologia,  técnico em enfermagem ou bioquímica, por exemplo.

Depois de formado, o aluno pode atuar como:

  • Biólogo:um biólogo pode realizar pesquisas em vários campos, trabalhando na vida marinha, ecologia, microbiologia e com o solo. Ele também pode trabalhar como cientista pesquisador em medicina e ciências da vida.
  • Professor: aquele que se forma com licenciatura pode ir para a sala de aula ensinar outros alunos e aplicar seus conhecimentos didáticos na formação de novos profissionais.
  • Gestão e conservação ambiental: ele pode monitorar a biodiversidade, realizar trabalhos de campo, preparar relatórios de conservação e organizar pesquisas de espécies.
  • Saúde – muitas carreiras na área de saúde exigirão um conhecimento de biologia, portanto, seu diploma pode colocá-lo em uma vantagem. Se você já tiver algum diploma em enfermagem ou mesmo em medicina, seus conhecimentos em biologia poderão ser um grande diferencial e enriquecer seus conhecimentos.

Vantagens de estudar Ciências Biológicas

1. Flexibilidade

Enquanto cursos específicos como farmácia ou química o mantêm em uma disciplina específica, as Ciências Biológicas, em geral, permitem que você experimente um pouco de tudo. Alguns cursos permitem que você se especialize em uma determinada área de interesse, mas a escolha é sua.

2. Laboratório e trabalho de campo

A flexibilidade dos Estudos Biológicos significa que, se você não quiser, nunca terá que escolher entre o laboratório e o trabalho de campo. Na biologia você fica livre para estudar em um laboratório, sair ao campo ou ir para a sala de aula.

Você pode optar por participar de pesquisas e ainda dar aulas; estar no laboratório e revezar com pesquisas de campo; ou seja, a profissão permite que você decida com mais flexibilidade sobre como será sua atuação.

3. Descobertas

Todo aluno de Ciências Biológicas fica fascinado com tudo o que aprende. É incrível descobrir mundos infinitos em seres vivos e compreender a mecânica da própria vida. O curso de biologia permite que o estudante entre em contato com as mais variadas formas de existência e se encante com cada uma delas.

Não é por acaso que todo estudante de biologia é apaixonado pela área, todos eles se encontram em algum momento com algo inexplicavelmente encantador a respeito da vida.

4. Pesquisas

Durante um curso de Ciências Biológicas, você será sempre convidado a conduzir suas próprias pesquisas, nas quais poderá investigar uma questão escolhida por você mesmo.

Esse é um momento importante na vida do estudante, pois o ajudará a definir quais caminhos deseja seguir dentro da biologia e aprenderá a conduzir pesquisas com foco em resultados reais e que possam ser divididas com a comunidade acadêmica.

5. Opções de pós-graduação

Existem muitas oportunidades para estudos de pós-graduação após a conclusão de um diploma de Ciências Biológicas. Muitos alunos fazem mestrado em disciplinas como bioquímica e biologia ambiental.

Os cursos são orientados por pesquisa e são flexíveis o suficiente para permitir que você encontre o que lhe interessa, então especializar-se em nível de pós-graduação é quase um passo natural dado por todos estudantes.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *