Saresp pode se tornar Vestibular Seriado da USP, Unicamp e Unesp
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), aplicado pela Secretaria de Educação, visa diagnosticar a situação da educação básica local.
Recentemente, houve especulações sobre a possibilidade de três importantes universidades estaduais adotarem esse sistema como vestibular seriado para os alunos da rede pública.
Como funciona o Saresp
O Saresp é aplicado aos estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, avaliando conhecimentos em língua portuguesa, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação.
Os resultados obtidos auxiliam no direcionamento das ações da Secretaria da Educação e compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
Saresp como Vestibular Seriado
Caso o projeto seja concretizado, as provas do vestibular seriado seriam realizadas a cada ano do ensino médio e, ao final, as notas seriam somadas e utilizadas para ingresso nas universidades.
Dessa forma, os estudantes aprovados não precisariam participar dos vestibulares tradicionais ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo a USP, a proposta ainda está em discussão interna entre as instituições. Se aprovada, o sistema de avaliação passaria por ajustes, visto que atualmente a prova é aplicada apenas no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio.
Até o momento, não há previsão para a implementação desse projeto nas três universidades estaduais.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.