EnemNoticias

USP aprova Enem como nova forma de ingresso na Graduação

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou a implementação de novo sistema para ingresso nos cursos de graduação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a decisão do Conselho de Graduação da USP, a nova modalidade, chamada Enem-USP, será implementada ainda este ano, para ingresso em 2023. As convocações passarão a ser realizadas pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), com o objetivo de que os aprovados possam se matricular seguindo o calendário dos candidatos que realizarem o vestibular.

Até o último ano, a USP selecionava os ingressantes via Enem por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que conta com calendário próprio, determinado pelo Ministério da Educação.

Publicidade

Ao passar a modalidade para a Fuvest, os trabalhos das comissões de heteroidentificação, por exemplo, serão realizados simultaneamente, facilitando também a integração entre alunos.

O edital com o calendário do processo seletivo Enem-USP ainda não foi publicado, mas a expectativa é que seja divulgado nos próximos dias. As inscrições serão conduzidas pela própria Fuvest, bem como a classificação de acordo com as notas e a convocação dos candidatos selecionados.

Publicidade

Este ano, a USP irá oferecer 8.211 vagas por meio do vestibular e 2.936 vagas para o Enem-USP, totalizando 11.147 vagas para ingresso em 2023. Ambas as modalidades de ingresso contam com reservas para candidatos egressos de escola pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A prova da primeira fase do vestibular Fuvest irá ocorrer em 4 de dezembro. As provas da segunda fase, por sua vez, ocorrerão nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023, ao passo que a aplicação das provas de habilidades específicas será entre 11 e 14 de janeiro.

O Manual do Candidato (link abaixo) contém informações sobre cronograma do vestibular, conteúdo programático das provas e documentos necessários para matrícula dos aprovados.

A Fuvest divulgou, ainda, o ranking de concorrência de acordo com o número de candidatos inscritos.

No total, foram 114.432 candidatos registrados, sendo 14.401 inscritos para o curso de Medicina na cidade de São Paulo. Em segundo lugar, ficou o curso de Direito, com 8.195 inscritos nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto. Em terceiro aparece novamente o curso de Medicina, com 7.193 inscritos para Ribeirão Preto.

São 118 candidatos por vaga para o curso de Medicina de São Paulo e 95,9 candidatos por vaga para o mesmo curso em Ribeirão Preto, os dois mais concorridos.

Leia também:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *