EnadeNoticias

Veja as mudanças na Avaliação anual de Licenciaturas e resultados do Enade 2022

O ministro da Educação fez um anúncio importante nesta terça-feira (31) que impactará os cursos de licenciatura em todo o país, ao divulgar o resultado do Enade 2022.

A partir de 2024, esses cursos passarão por avaliações anuais, em contraste com a avaliação a cada três anos que é realizada atualmente.

Resultado Enade 2022

Essa mudança significativa foi anunciada durante a apresentação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

Publicidade

Na coletiva de imprensa, o ministro destacou a importância dessa alteração, afirmando que a formação de professores é uma prioridade e, portanto, requer uma avaliação mais frequente. Isso reflete a preocupação do governo em garantir a qualidade da formação dos futuros educadores.

O Enade é um exame fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e para o aprimoramento dos processos pedagógicos nas instituições de ensino superior.

Publicidade

Cursos avaliados

Ao longo dos últimos três anos, o ciclo de avaliações do Enade avaliou cerca de 90 cursos. No ano de 2022, foram avaliados quase 10 mil cursos em 26 áreas distintas, abrangendo tanto cursos de bacharelado quanto cursos tecnológicos.

Essa avaliação ampla envolveu estudantes de 1.448 municípios, representando todas as 27 unidades da Federação. Um dado relevante revelado pelo Enade 2022 é que a educação à distância (EaD) corresponde a quase metade (48,7%) das matrículas dos cursos em 2022, enquanto 40% dos estudantes completaram seus cursos e realizaram as provas do exame. Portanto, a grande maioria dos estudantes está matriculada em cursos presenciais.

Quando se observa a distribuição das instituições avaliadas, nota-se que 86% delas são instituições privadas, enquanto 14% são públicas.

Cursos com mais inscritos

As áreas com maior número de inscritos foram Direito, com 136.145 alunos inscritos, seguida por Administração, com 119.053 inscritos. Em termos de percentual de participação de estudantes no Enade, Psicologia lidera com 39.135 (87%) estudantes participantes.

Entretanto, uma preocupação destacada pelo diretor de Avaliação do Ensino Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, é a taxa de conclusão dos cursos avaliados, que varia entre 11% e 16% nos bacharelados, com exceção do curso de Teologia, que registrou uma taxa mais alta de 25,8%. Já nos cursos tecnológicos, a taxa de conclusão fica entre 23% e 30%. Essa diferença pode ser atribuída, em parte, à duração dos cursos, com os tecnológicos geralmente sendo mais curtos, variando entre dois e três anos.

O ministro Camilo Santana expressou sua preocupação com as vagas ociosas devido ao baixo preenchimento tanto nos cursos presenciais quanto à distância. Além disso, ele ressaltou o alto percentual de abandono dos cursos, enfatizando a necessidade de aprimorar as estratégias de retenção de estudantes.

Em relação aos resultados do Enade 2022, o conceito varia de 1 a 5, e apenas 5,5% dos cursos superiores do país alcançaram a nota máxima (conceito 5), o que corresponde a 487 cursos. Em algumas áreas, como Ciências Econômicas e Relações Internacionais, houve uma concentração de cursos EaD com conceitos 2 e 3.

Universidade públicas com maiores notas

As universidades públicas se destacaram nas notas, obtendo principalmente os conceitos 4 e 5, enquanto as instituições privadas apresentaram concentração nos conceitos 2 e 3.

O ministro Camilo Santana enfatizou a qualidade das instituições públicas federais e estaduais, apesar de seu menor percentual de alunos em comparação com as instituições privadas. Essa qualidade superior das instituições públicas é um ponto de destaque no panorama do ensino superior.

No que diz respeito às médias nacionais próximas às esperadas, os cursos de Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo (56,89), Secretariado Executivo (57,82) e Turismo (54,03) apresentaram médias próximas às expectativas. Nos cursos tecnológicos, a área de Design de Moda (60,04) se destacou com a maior média.

Perfil socioeconômico dos estudantes

Além dos resultados acadêmicos, o Questionário do Estudante também forneceu informações importantes sobre o perfil socioeconômico dos avaliados. Predominam no grupo estudantes do sexo feminino (59,6%), indivíduos brancos (52,9%), solteiros (67,9%), filhos de pais sem graduação (67,2%), com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e que trabalham 40 horas semanais ou mais (51,4%).

Uma observação interessante é que a maioria dos concluintes de cursos presenciais é jovem, com idade de até 24 anos, enquanto nos cursos EaD, a faixa etária predominante está entre os 31 e 40 anos.

Finalmente, os dados revelam que 31,6% dos concluintes recebem benefícios de subsídios ou financiamentos públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Essas informações coletadas pelo Enade 2022 são cruciais para orientar políticas educacionais e promover melhorias no sistema de ensino superior brasileiro.

Com a transição para avaliações anuais de licenciaturas a partir de 2024, espera-se um aprimoramento ainda maior na qualidade da formação de professores em todo o país.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *