Enamed 2025: Prova será neste domingo com 96 mil inscritos em 225 cidades
Mais de 96,6 mil médicos recém-formados participam neste domingo (19) da primeira edição do Enamed 2025, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. A prova será realizada simultaneamente em 225 municípios brasileiros, o que representa um aumento de 9,8% no número de inscritos em relação a 2023, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enamed é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de avaliar a qualidade da formação médica no país. O exame também serve como critério de seleção para programas de residência médica, ampliando as possibilidades profissionais dos participantes.
Todos os candidatos devem acessar o cartão de confirmação de inscrição pelo Sistema Enamed, utilizando o login do Gov.br. O documento informa o local da prova, número de inscrição e horários, além de indicar eventuais atendimentos especializados ou uso de nome social, se solicitados.
Sem esse cartão, os inscritos podem ser prejudicados, já que o acesso ao local da prova depende dessas informações. A recomendação do Inep é que os candidatos imprimam o documento com antecedência para evitar contratempos no dia do exame.
No domingo, os portões dos locais de aplicação abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e terá cinco horas de duração, encerrando às 18h30. Não será permitido o ingresso após o fechamento dos portões.
Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial com foto, em formato físico ou digital. Entre os aceitos estão: RG, passaporte, CNH, Carteira de Trabalho (emitida após 1997), CIN, e documentos digitais como e-Título e CNH digital via aplicativo Gov.br. Estrangeiros devem apresentar passaporte válido.
Como será a prova do Enamed 2025
A prova será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, abordando as principais áreas da medicina: ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.
O conteúdo busca avaliar o domínio de conhecimentos essenciais adquiridos ao longo da graduação, garantindo que os participantes apresentem formação compatível com as exigências do sistema de saúde brasileiro.
O gabarito preliminar será divulgado no dia 22 de outubro. A previsão é que os resultados finais saiam semanas depois, permitindo que os participantes utilizem a nota em processos seletivos como o ENARE.
O ENARE é um processo seletivo nacional que unifica vagas em programas de residência médica e multiprofissional. Ele tem se consolidado como a principal via de acesso à residência, promovendo mais transparência e equidade no sistema de seleção.
Os dados obtidos com o Enamed também serão utilizados para o aprimoramento de políticas públicas de saúde. As informações servem como base para ações do Ministério da Saúde e da Educação no que diz respeito à qualidade da formação médica e à estruturação da atenção básica.
Com sua primeira edição reunindo quase 100 mil médicos, o Enamed se firma como um dos principais exames da área médica no Brasil. A expectativa é de que ele se torne parte permanente da jornada formativa dos profissionais de saúde.
Para mais informações, os participantes devem acompanhar os comunicados no site oficial do Enamed.
- Data da prova: 19 de outubro (domingo)
- Horário de abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Duração do exame: 5 horas (até 18h30)
- Gabarito preliminar: 22 de outubro
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔
