EnemNoticias

8 filmes para usar na Redação do Enem e Vestibulares

O cinema, além de ser uma forma de entretenimento, também pode ser uma ferramenta educacional valiosa. Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, muitos estudantes estão buscando maneiras inovadoras de se preparar para as provas.

Uma dessas maneiras é através de filmes que abordam temas relevantes para o exame. Aqui estão oito filmes que não só são agradáveis de assistir, mas também podem ajudar os estudantes a se prepararem para o ENEM.

▪️ “O Menino que Descobriu o Vento”: Este filme baseado em uma história real pode ser usado para discutir temas como sustentabilidade e inovação, que são cada vez mais relevantes em nosso mundo em rápida mudança. A história de William Kamkwamba, um jovem malauiano que construiu uma turbina eólica para salvar sua aldeia da fome, é um exemplo inspirador de resiliência e engenhosidade. Na redação, os estudantes podem usar essa história para ilustrar a importância da inovação na solução de problemas globais.

Publicidade

▪️ “A Teoria de Tudo”: Ao assistir a este filme, os estudantes podem aprender sobre física teórica de uma maneira mais acessível e envolvente. A luta de Stephen Hawking contra a doença neurodegenerativa pode ser usada como um exemplo de resiliência na redação. Além disso, a discussão sobre buracos negros e teoria das cordas pode fornecer um contexto interessante para questões relacionadas à física.

▪️ “O Jogo da Imitação”: Este filme oferece uma visão sobre a história da criptografia e da computação, além de abordar questões sobre direitos LGBTQ+. Alan Turing, o matemático que decifrou o código Enigma durante a Segunda Guerra Mundial, é um exemplo notável de contribuição científica em meio à adversidade pessoal. Na redação, os estudantes podem discutir a importância da diversidade e inclusão na ciência e tecnologia.

Publicidade

▪️ “Histórias Cruzadas”: Este drama pode ser usado para discutir questões raciais, desigualdade social e feminismo – temas que são frequentemente abordados no ENEM. A história se passa no sul dos Estados Unidos durante a era dos direitos civis e fornece uma visão profunda das lutas enfrentadas pelas mulheres negras durante esse período. Na redação, os estudantes podem usar este filme como um exemplo para discutir a persistência da desigualdade racial e de gênero.

▪️ “O Mercador de Veneza”: Assistir a esta adaptação do clássico de Shakespeare pode ajudar os estudantes a entender melhor o texto original e a discutir temas como preconceito, justiça e moralidade. O dilema moral enfrentado por Shylock pode fornecer um ponto de partida interessante para discussões sobre ética e justiça na redação.

▪️ “Uma Mente Brilhante”: Este filme oferece uma visão sobre a esquizofrenia e a teoria dos jogos, podendo ser usado para discutir saúde mental e economia. A história de John Nash é um exemplo poderoso de superação pessoal em face da adversidade mental. Na redação, os estudantes podem usar este filme para discutir a importância do apoio à saúde mental.

▪️ “O Discurso do Rei”: Este filme pode ser usado para discutir questões de autoconfiança e superação de obstáculos, além de fornecer um contexto histórico sobre a monarquia britânica. A luta do rei George VI contra a gagueira é um exemplo inspirador de superação pessoal que pode ser usado na redação.

▪️ “Tempos Modernos”: O clássico de Charlie Chaplin é uma crítica à industrialização e pode ser usado para discutir a Revolução Industrial, as condições de trabalho e o capitalismo. Na redação, os estudantes podem usar este filme para ilustrar os impactos sociais da industrialização.

Ao assistir a esses filmes, os estudantes podem ganhar uma compreensão mais profunda dos temas que podem aparecer no ENEM.

Além disso, esses filmes podem fornecer exemplos concretos que os estudantes podem usar em suas redações para ilustrar seus argumentos. Portanto, a sétima arte pode ser uma ferramenta valiosa na preparação para o ENEM 2023.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *