EnemNoticias

Confira que horas sai o Resultado do Enem 2019

Nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, mais de 4 milhões de estudantes estão ligados na telinha seja do celular ou do computador à espera da divulgação do resultado do Enem 2019. Muitos estudantes tem dúvida sobre como consultar sua nota e como ingressar com sua pontuação no ensino superior!

Depois de meses se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos ficam mais do que ansiosos para saber os resultados. Isso porque o exame se tornou a principal forma de ingresso em instituições públicas do país e em universidades particulares.

Com a nota, é possível participar de processos seletivos que oferecem vagas em faculdades públicas, bolsas de estudos e até financiamento estudantil. Algumas faculdades particulares aceitam a nota do Enem como forma exclusiva de acesso ao curso superior.

Publicidade

Se você é um dos candidatos que não veem a hora de saber que horas sai o resultado do Enem 2019, acompanhe a matéria abaixo:

Quando sai o resultado do Enem 2019?

O resultado do Enem 2019 sai no dia 17 de janeiro de 2020. Na edição passada do exame, a divulgação do resultado ocorreu entre 9 e 10h da manhã.

Publicidade

Como consultar a nota do Enem 2019

A nota do Enem 2019 pode ser consultada no site oficial do exame, na página do participante no Enem (https://enem.inep.gov.br/participante/).

Basta digitar o CPF e senha de cadastro do Enem para visualizar os resultados.

Ao acessar o boletim individual, você poderá ver suas notas separadas por prova:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

As notas também podem ser acessadas pelo aplicativo do Enem, informando os mesmos dados do site.

Os boletins de desempenho individual do Enem 2019 estão previstos para serem divulgados em janeiro de 2020.

O que fazer com a nota do Enem 2019

Quer saber como usar sua nota do Enem para ingressar no ensino superior? Confira os processos seletivos a seguir:

Sisu 2020

É um programa do governo federal que oferece vagas em instituições do ensino superior públicas de todo o país. O processo seletivo ocorre duas vezes por ano e os candidatos são selecionados através do Enem.

Para participar do Sisu 2020, é preciso ter realizado o Enem 2019 e ter o alcance da nota superior a zero na Redação. As notas para passar no Sisu variam conforme o curso, mas na maioria deles, giram em torno de 600 a 800 pontos.

ProUni 2020

O ProUni distribui bolsas de estudos parciais (50%) e integrais em instituições de ensino superior privadas.

Os candidatos, assim como no Sisu, são selecionados através do Enem. Porém as notas de corte são um pouco mais baixas.

Pode se inscrever no ProUni 2020 aqueles que fizeram o Enem 2019 e e conseguiram obter pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado na Redação.

Porém, também é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo limites de renda bruta familiar mensal.

Fies 2020

Um programa de financiamento através do qual estudantes conseguem financiar seus estudos a juros muito baixos e pagar apenas depois de formados. Assim como no Sisu e no ProUni, os candidatos são selecionados através do Enem.

Para participar do Fies 2020, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, tendo obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do exame, com nota maior que zero na Redação. Também é necessário atender os limites de renda familiar estipulados pelo programa.

Ingresso Direto

Essa é, atualmente, a maneira mais fácil de ingressar no ensino superior. Com a nota do Enem, o candidato inicia uma nova graduação sem precisar prestar vestibular.

Uma vez tendo atingido a pontuação mínima exigida para o curso escolhido, basta o estudante apresentar seus resultados individuais do exame e a documentação solicitada pela instituição para efetuar a matrícula.

O melhor de tudo é que, se você ingressar usando a nota do Enem, ainda por cima dá para conseguir uma bolsa de estudos de até 100%!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *