Enem 2023: confira o Edital
Nesta segunda-feira, 8 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) o edital referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Candidatos interessados podem consultar o cronograma e as diretrizes para a edição atual. As inscrições serão aceitas entre 5 e 16 de junho, e as provas estão programadas para os dias 5 e 12 de novembro.
Ainda na segunda-feira, o Inep publicou os resultados das solicitações de isenção de taxa de inscrição. Para tratar deste assunto e das justificativas de ausência, o Instituto lançou um edital específico. Os candidatos que foram isentos no Enem 2022 e não compareceram aos dois dias de exame precisavam justificar sua falta para participar gratuitamente da edição de 2023. Recursos contra indeferimentos de solicitações ou justificativas poderão ser apresentados até sexta-feira (12).
O Enem avalia a performance escolar dos estudantes ao concluir a educação básica. Desde sua criação, há mais de duas décadas, o exame se consolidou como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Escolas públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar alunos, empregando os resultados como critério único ou complementar em processos seletivos. Além disso, esses resultados servem como base para obter auxílios governamentais, como o oferecido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os desempenhos individuais no Enem também podem ser considerados em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas com o Inep. Esses acordos facilitam o acesso de estudantes brasileiros às notas e abrem oportunidades para cursar ensino superior em Portugal.
- Acesse o edital do Enem 2023
- Acesse o edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔