Enem

Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – será realizado em dois finais de semana consecutivos, nos dias 04 e 11 de novembro. No dia 04 serão aplicadas as provas de Linguagens e códigos, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No domingo seguinte, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. As notas obtidas no Enem 2018 serão utilizadas para que os candidatos possam se inscrever no Sisu 2019/1 e/ou fazer sua inscrição no Prouni 2019/1. A previsão é de que o resultado do Enem 2018 seja divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.

Quando serão as inscrições do Enem 2018?

Os candidatos interessados em fazer a prova do Enem, edição 2018, deverão ficar atentos ao prazo. As inscrições do exame ocorrem de 07 a 18 de maio. É importante que o candidato não deixe para o último dia, pois normalmente o sistema fica congestionado.

Como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018?

Para obter a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 é necessário atender a alguns critérios:

Publicidade
  • estar cursando a última série do Ensino Médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
  • ter atingido a nota mínima do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Posso pedir isenção da taxa de inscrição novamente?

Os participantes que tiveram isenção da taxa de inscrição no Enem no ano passado e que faltaram aos dois dias de provas terão que justificar a ausência para fazer o Enem de 2018 sem pagar a taxa novamente. A ausência deve ser comprovada por meio de documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no exame.

Quem não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após recurso e quiser se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição, que foi mantida neste ano em R$ 82. Da mesma forma, o participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem deste ano e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência se desejar solicitar nova isenção para o exame em 2019.

Publicidade

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição foi prorrogado até o dia 15 de abril.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *