EnemNoticias

Enem 2020: veja dicas para a prova de Ciências da Natureza

Em se tratando do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que na edição de 2020 ocorre nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa), e 31 de janeiro e 07 de fevereiro (versão digital), a melhor dica é estudar temas da atualidade. No entanto, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é aplicada no segundo dia, as questões relacionadas ao dia a dia aparecem com grande frequência, distribuídas entre as 45 questões que englobam as disciplinas química, física e biologia.

A resolução de muitas das questões é possível a partir de conhecimento empírico, aquele adquirido por meio de observações e experiências do dia a dia. Os professores acreditam que a prova do Enem 2020 se torne um pouco mais difícil este ano, devido à relevância que tem ganhado como porta de entrada única em importantes universidades. De qualquer forma, alguns conteúdos são prováveis de aparecerem.

Um dos temas frequentes nas provas do Enem é meio ambiente. Assuntos relacionando o ser humano com questões ambientais são comum, como ecologia e impacto ambiental, além de temas que envolvam saúde, como grupos de parasitas. Sendo assim, recomenda-se fazer uma revisão dos vetores de doenças pelas diferentes regiões do Brasil.

Publicidade

Quando se trata da química abordada na prova do Enem, alguns conhecimentos básicos são necessários, como o reconhecimento de funções orgânicas, a solubilidade dos compostos em água, cálculos estequiométricos e mudanças de estado físico. Nas últimas edições algumas questões abordaram reações orgânicas, e exigia-se interpretação para resolvê-las. Temas como chuva ácida e gases estufas são frequentemente cobrados. Temas como soluções e termoquímica aparecem com grande frequência na prova, principalmente relacionando a combustíveis. Um outro aspecto importante é a interpretação de gráficos, bastante abordada nas questões.

Em se tratando da tão temida física, os temas mais frequentes são mecânica e energia. A produção de energia em usinas é muito abordada, além de situações diárias, como por exemplo, a interpretação de uma conta de luz (entender os kW/h). Energia térmica deve merecer atenção do candidato, relacionando-a ao calor nas grandes cidades e mudanças climáticas. Ou seja, é interessante verificar os tipos de usina que são utilizados no território nacional.

Publicidade

E a dica mais importante quando se diz respeito ao Enem: contextualize o conteúdo das disciplinas. A leitura de jornais e assistir noticiários auxilia e muito na realização da prova, pois o exame busca contemplar as relações entre atualidades e sala de aula.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *