EnemNoticias

Enem 2023 terá mais de 38 mil atendimentos especializados e recursos de acessibilidade

No cenário educacional brasileiro, a expectativa está em alta com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

Este ano, o Ministério da Educação (MEC), através do renomado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anuncia a aprovação de um expressivo número de atendimentos especializados para atender às necessidades dos participantes.

Enem 2023: Recursos de Acessibilidade

Com a aplicação das provas marcada para os dias 5 e 12 de novembro, a abrangência desses serviços é notável, atingindo um total de 38.101 solicitações aprovadas.

Publicidade

Com uma missão clara de garantir igualdade de oportunidades a todos os inscritos, o MEC e o Inep priorizaram a inclusão e a acessibilidade como valores fundamentais.

Para a edição deste ano, um marco significativo é a aprovação de 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade, visando proporcionar a melhor experiência possível aos candidatos.

Publicidade

Serviços de Acessibilidade oferecidos

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se aqueles voltados para a questão do tempo, com 18.173 solicitações aprovadas.

A necessidade de tempo adicional é uma realidade para muitos estudantes, e o Enem 2023 reconhece essa demanda, garantindo que todos tenham igualdade de condições.

Além disso, o auxílio para leitura, com 10.271 pedidos, e a correção diferenciada, com 8.703, também são recursos amplamente solicitados e aprovados.

Outros serviços essenciais para os candidatos incluem o auxílio para transcrição, com 7.507 pedidos, e a sala de fácil acesso, com 6.449.

O Inep tem como princípio oferecer suporte inclusivo, e esses números refletem o compromisso em atender às demandas específicas dos participantes, garantindo que todos tenham igualdade de oportunidades.

Dentre os atendimentos especializados, destaca-se o alto número de solicitações de pessoas com déficit de atenção, totalizando impressionantes 13.686 pedidos aprovados.

Além disso, 6.504 inscritos com baixa visão terão recursos especiais à disposição, ressaltando a importância de garantir a acessibilidade a todos os estudantes, independentemente das suas necessidades individuais.

A acessibilidade é um pilar fundamental para o Inep, que se empenha em oferecer atendimento e recursos adequados em todos os seus exames e avaliações.

Essa abordagem inclusiva faz parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que busca englobar o maior número possível de candidatos, promovendo a equidade no acesso aos programas educacionais brasileiros.

Uma inovação relevante deste ano é a introdução do Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais, uma estreia no Enem 2023.

Além disso, os participantes com essa necessidade terão à disposição uma folha de redação em tamanho maior. Isso permitirá mais autonomia no momento de transcrever as respostas e a redação para a folha usada na correção, tornando o processo mais eficiente e acessível.

Os números de solicitações de atendimentos especializados e recursos de acessibilidade para o Enem 2023 refletem o compromisso do Inep e do MEC em garantir que todos os estudantes tenham igualdade de condições para realizar o exame.

A inclusão de recursos como o Cartão-Resposta com fonte ampliada demonstra a busca contínua por melhorias e aprimoramentos na aplicação do Enem, tornando-o mais acessível e justo para todos os participantes.

Aplicação do Enem 2023

É importante ressaltar que a aplicação do Enem 2023 ocorrerá nos dias 05 e 12 de novembro em todas as 27 unidades da Federação, abrangendo mais de 3,9 milhões de inscritos.

Com a aprovação de mais de 38 mil atendimentos especializados e 70 mil recursos de acessibilidade, o Inep e o MEC reafirmam o seu compromisso com a educação inclusiva e a igualdade de oportunidades para todos os estudantes brasileiros.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *