EnemNoticias

Inep divulga espelhos da prova de redação do Enem 2021

O INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já liberou o acesso ao espelho da prova de redação da última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Porém, apesar disso, as notas dos participantes que não terminaram o Ensino Médioou seja, os treineiros – ainda não foram divulgadas. Além disso, a vista pedagógica já foi divulgada, que são as notas que foram alcançadas em cada competência.

Os estudantes podem entrar no espelho da prova de redação do Enem por meio da Página do Participante. Para entrar, é só digitar o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) e senha no portal gov.br.

A vista pedagógica da prova de redação, bem como as notas tiradas em cada uma das competências exigidas, foi liberada no último dia 10 de abril de 2022. De acordo com as regras próprias do Enem, da mesma forma como aconteceu nos anos anteriores da prova, o Inep não vai aceitar recursos contra as notas registradas.

Publicidade

Os treineiros somente fizeram a inscrição no exame anual para conhecer como são as provas do ENEM. Com as notas em mãos, esses estudantes podem então verificar onde eles erraram e de que forma podem melhorar para atingirem um melhor desempenho na próxima edição do exame.

Na edição do Enem do ano passado, apenas 22 participantes conseguiram a nota máxima na prova de redação, que é, portanto, a nota 1.000. Todavia, um número de mais de 95 mil redações tiveram a nota zero. Dentre os motivos que levam uma redação a ter a sua nota zerada, estão os seguintes motivos:

Publicidade
  • Fuga do tema proposta
  • Cópia de trechos dos textos motivadores
  • Tamanho insuficiente de texto

Prova de Redação do ENEM – Espelho

O espelho individual da prova de redação do ENEM pode ser acessado por todos os participantes da prova, inclusive pelos treineiros (quando assim for liberado).

Para além da redação digitalizada, o espelho desta prova ainda apresenta a pontuação que foi recebida pelo participante em cada uma das 5 (cinco) competências que são avaliadas pelos corretores.

No Enem 2021, os temas de redação aplicados foram os seguintes:

Enem (21 de novembro)

  • “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”

Este foi um assunto que surpreendeu a diversos estudantes e professores.

Enem reaplicação e privados de liberdade (09 de janeiro)

  • “Mulheres na ciência da saúde no Brasil”

Para tirar a nota máxima na prova de redação do Enem, o estudante precisa atender uma série de requisitos, como, por exemplo, alcançar a maior nota em todas as 5 competências que são exigidas pelo exame. Além disso, é necessário criar uma proposta de intervenção para a questão problema que é apresentada. Caso contrário, a nota de redação já é diminuída de forma considerável.

Como é feita a correção da redação do Enem?

Cada redação do Enem é avaliada por 2 (dois) corretores entre os mais de 4 mil profissionais que são contratados especificamente para essa finalidade. Nesse sentido, os avaliadores possuem a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das 5 (cinco) competências. Elas estão listadas logo abaixo.

1) Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa
2) Compreensão de proposta da redação
3) Seleção e organização de informações
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para a devida argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades sociais e culturais

A nota final da redação é formada pela média aritmética da pontuação total que foi dada pelos dois corretores, com exceção dos casos em que se percebe que houve uma discrepância entre as duas notas.

Enem anterior

As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro do ano passado, em todo o país. No total, 29% de estudantes inscritos faltaram nas provas do 2º dia. O número de ausentes foi um pouco mais alto do que o primeiro dia, que registrou o percentual de 26% de faltantes.

Ao todo, dentre o total de 3,1 milhões de candidatos inscritos, cerca de 1 milhão não compareceram para fazer as provas. Com isso, o Enem teve o menor número de participantes em mais de uma década.

Enem 2022

As provas do Enem 2022 já têm uma data definida. Elas vão acontecer nos dias 13 e 20 de novembro deste ano. Os estudantes puderam pedir a isenção da taxa de inscrição, ou justificar a ausência no Enem 2021, se fosse o caso, para que pudessem então obter o benefício da gratuidade por mais uma vez. O prazo estava aberto até o dia 15 de abril. Apesar disso, o edital do Enem 2022 e o prazo de inscrição ainda não foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *