EnemNoticias

Inep registra quase 2 milhões de pedidos de isenção de taxa no Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o número de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 recebidos até o dia 13 de abril. De acordo com o Inep,  foram registrados quase 2 milhões de pedidos. Os candidatos tem até o dia 17 de abril para solicitar o benefício, seja para as provas tradicionais ou para a prova do Enem Digital.

Nesse mesmo período, o Inep está recebendo as justificativas de ausência dos participantes inscritos que faltaram ao Enem 2019 e que desejam solicitar e obter a isenção na edição deste ano. Tem direito à solicitação da isenção da taxa os candidatos que se enquadrem nos critérios abaixo:

  • Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar: ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. É preciso atenção pois não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.
  • Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: candidatos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa.
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados no dia 24 de abril.

Publicidade

Mesmo que a solicitação seja aprovada, é necessário efetuar a inscrição no período definido nos editais do Enem 2020. Todos os interessados em realizar esta edição do exame deverão fazer a inscrição entre os dias 11 e 22 de maio, na Página do Participante.

Datas do Enem 2020

As provas do Enem serão aplicadas em 1º e 08 de novembro. Já a versão digital do Exame (Enem Digital), que será aplicada pela primeira vez, ocorrerá antes, no mês de outubro, nos dias 11 e 18.

Publicidade

O resultado do Enem 2020 está previsto para janeiro de 2021.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *